Orquídeas perfeitas, regra do viveirista de tê-las sempre floridas e frondosas

Orquídeas elegantes e perfeitas seduzem com suas flores de beleza refinada, que dão um toque de exotismo às nossas casas.

Ao contrário da crença popular, as orquídeas são relativamente fáceis de cuidar, desde que você siga algumas regras que garantam que floresçam regularmente.

Orquídeas, família e tipos.

Orquídeas Phalaenopsis e Cybillium.  - Cama diária

As orquídeas pertencem à família Orchidaceae. A diversidade de orquídeas é grande  e podem ser encontradas em todo o planeta, exceto em locais desérticos e semiáridos.

Embora existam cerca de  30.000 espécies diferentes  , as mais frequentemente encontradas em nossos interiores, e também as mais fáceis de manter, são as orquídeas phalaenopsis e cybillium.

Em seu estado natural, as orquídeas são encontradas em ambientes tropicais quentes e úmidos, como a floresta tropical. As orquídeas são geralmente epífitas, o que significa  que crescem em árvores ou outras plantas  sem parasitá-las. Eles então produzem raízes aéreas. Também podem crescer em cavidades rochosas ou no solo, com raízes superficiais.

Como ter orquídeas perfeitas

Na natureza, a maioria das orquídeas cresce em uma árvore ou na fenda de uma rocha. Portanto, não necessitam de argila  , mas sim de um substrato poroso composto por materiais leves e arejados, capazes de reter água e sustentar as raízes, como pedaços de casca, fibras de coco ou mesmo pedaços de cortiça.

Nas lojas podemos comprar sacos de substrato feitos especialmente para orquídeas. Quanto ao  fertilizante  , é possível adicionar um pouco na planta durante o período de floração, mas seu  uso é limitado  pois muito fertilizante pode prejudicar as orquídeas.

É preferível utilizar um vaso que permita o escoamento da água,  de preferência de plástico  . Os vasos transparentes são úteis porque permitem ver o estado das raízes e se ainda há umidade no vaso.

Orquídeas Perfeitas - Cama Diária
 

As orquídeas  precisam de muita luz  , mas não toleram a luz solar direta, que pode queimar as folhas. Portanto, se você colocar orquídeas na borda de uma janela, certifique-se de ter uma cortina à sua frente para  proteger as plantas da luz muito forte  , principalmente no verão ou no caso de uma janela voltada para o sul.

Em resumo, há três coisas que você absolutamente não deve fazer:

  • Pulverizar água diretamente sobre as flores facilitará a queda das pétalas.
  • Não use vasos coloridos, os transparentes são melhores porque o sol, ao se filtrar nas raízes, vai ajudar a planta na fotossíntese.
  • Não regue a planta por cima, pois a água que se deposita na copa pode causar o apodrecimento das raízes.

As orquídeas não gostam de água que contenha muito cálcio ou cloro. Por isso, é aconselhável  usar água da chuva ou deixar a  água da torneira repousar um dia antes de regar as orquídeas para que o cloro evapore. A frequência de rega depende da variedade da orquídea, por isso regaremos quando estiver meio seca, aproximadamente uma vez por semana durante os períodos de floração e uma vez a  cada duas semanas  no resto do tempo.

Orquídeas em vaso transparente – Cama do dia a dia