Para que serve a almofada absorvente no fundo das bandejas de carne embalada?

Normalmente, a carne é embalada em recipientes plásticos. Muitas vezes, antes de comprá-lo, você nota um selo especial claramente destacado na embalagem. Na maioria das vezes, quando você chega em casa e desempacota a carne ou o frango, você joga fora esse bloco sem pensar. No entanto, não está aí por acaso. Se os produtores de carne colocam este selo nas suas embalagens é por uma razão muito específica. Descubra para que serve!
Seja branco ou de outra cor, seja qual for o seu formato, está presente em quase todas as embalagens de bife ou carne moída. Para muitos é um desperdício inútil, até irritante porque às vezes pode grudar acidentalmente na carne da panela ou frigideira. No entanto, este tampão não foi concebido para dificultar a sua vida. Na verdade, também é muito útil! Você entenderá o porquê.

Para que serve esse cotonete em carne embalada?
Compre carne embalada
pinterest logo
Compre carne embalada – Fonte: spm
O uso deste selo é tudo menos trivial: é principalmente por razões de segurança alimentar. Na verdade, foi projetado especificamente para absorver os líquidos da carne crua que se acumulam na embalagem. Fique tranquilo, sua carne não é de má qualidade. No entanto, este suco é uma fonte potencial de bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. Naturalmente, durante a cozedura é imediatamente neutralizado e já não apresenta qualquer risco.

O problema surge ao desembalar a carne. Sem querer, você corre o risco de derramar esse suco por todo o ambiente. Pode então espalhar-se na mesa de trabalho, na loiça ou até contaminar os alimentos que pretende cozinhar. Justamente para evitar esse tipo de vazamento, o absorvente higiênico desempenha um papel importante ao absorver esse líquido e evitar que ele vaze para todos os lados. Porém, apesar de ser muito prático do ponto de vista higiênico, o trabalho não para por aí. Definitivamente, você deve manusear a carne crua com muito cuidado.

Por exemplo, muitos não sabem, mas não é absolutamente recomendado enxaguar a carne crua na torneira. Pensamos então que estamos nos livrando dos micróbios, quando na verdade ocorre o efeito oposto. O contato com a água estimulará o crescimento de bactérias e aumentará o risco de intoxicação alimentar. Além disso, ao contrário das frutas e legumes, não é absolutamente necessário lavar a carne.

Como descongelar a carne corretamente?
Fatias de carne congelada
logo pinterest
Fatias de carne congelada – Fonte: spm
Outro passo fundamental a ter em consideração: descongelar a carne. Mesmo neste caso existem regras muito específicas a seguir.

Para descongelar a carne crua da forma mais higiênica e segura, é necessário deixá-la na geladeira por um tempo determinado. Normalmente, o descongelamento pode levar 12 horas para fatias pequenas de bife ou até 24 horas para pedaços maiores e mais grossos.
Coloque a carne em um recipiente aberto ou prato fundo. Mas tome cuidado para que seu suco não escape para não contaminar outros alimentos.
Você nunca deve descongelar a carne em temperatura ambiente. Portanto, evite deixá-lo na bancada. Quando o ambiente está quente, as bactérias encontram condições ideais para se multiplicar, colocando em risco a sua saúde.
Além disso, não considere mergulhá-lo em água quente. Parece a ideia mais simples descongelar rapidamente, mas é um erro porque mesmo neste caso as bactérias podem multiplicar-se. A única forma ideal é guardá-lo na geladeira, onde poderá descongelar facilmente.
Nota: relativamente à congelação, certifique-se de que a temperatura não ultrapassa os 4°C.

Qual tábua devo usar para cortar carne?
Os especialistas recomendam o uso de diferentes tábuas de corte para cortar carne crua e vegetais. Portanto, é melhor ter pelo menos dois na cozinha para evitar possíveis contaminações entre os alimentos.

Ao lidar com carnes e aves, não são recomendadas tábuas de corte de plástico ou vidro, pois são frágeis e facilmente danificáveis. Além disso, muitas vezes estão sujeitos a rachaduras causadas por facas afiadas. Resultado: as bactérias conseguem se refugiar nessas fissuras.

Portanto, escolha tábuas de bambu, que são muito mais robustas e duráveis, ou madeiras muito duras como teca, bordo ou faia. Apesar das rachaduras, os germes não crescerão facilmente.

Como limpar essas tábuas de corte corretamente? Lave-os em água quente com um bom detergente e esfregue-os bem. Você também pode desinfetá-los com algumas gotas de água sanitária ou vinagre branco. Enxágue bem. Depois, entre os usos, deixe-os secar bem e seque-os com um pano limpo.

Nota: obviamente quando a placa estiver muito desgastada ou começar a esfarelar é melhor substituí-la.

Por que você não deveria lavar o frango antes de cozinhá-lo?
Estudos demonstraram que enxaguar as aves antes de cozinhar aumenta significativamente o risco de propagação de bactérias e patógenos de origem alimentar.