Você já notou um pequeno buraco embaixo da torneira da pia? Não estamos falando do sifão que evacua a água das tubulações! Sim, se você nunca prestou atenção, agora você sabe que sua pia tem dois furos… Na verdade, os fabricantes não gostam de furar sua pia duas vezes por questões estéticas, mas sim por questões de segurança. Se esse buraco te confunde, você encontrará boas respostas neste artigo. Explicações!
Por que uma pia tem dois buracos?
Os dois buracos na pia
pinterest logo
Os dois buracos na pia. Fonte: spm
Apostamos que todos vocês conhecem a função do lavatório nas divisões da sua casa, além disso, só ligando para o canalizador é que se apercebem da importância destas loiças sanitárias na sua cozinha ou casa de banho. Equipada com uma mangueira de drenagem, esta valiosa instalação facilita a nossa vida diária e a maioria dos trabalhos domésticos. Assim, usamos a pia para lavar alimentos, lavar louça, lavar as mãos e para uma série de outros usos que dependem da água.
Dito isto, para evitar inundar a casa, os fabricantes pensaram em integrar uma opção super interessante: adicionar um segundo furo na parede da pia! Não foi por diversão que pensaram nisso, mas sim por uma importante razão de segurança. Assim encontramos o primeiro orifício denominado sifão que está diretamente ligado aos canais de evacuação de água, depois um segundo denominado orifício do sistema de drenagem de transbordamento ou orifício de transbordamento que ajuda a neutralizar os problemas de fluxo de água. Curioso para saber como essa mágica funciona na sua pia? A resposta vem imediatamente!
Para que serve o segundo buraco na pia?
Você já abriu a torneira e fez outras coisas, mas esqueceu de desligá-la? Muita gente vai levantar a mão… Se ignorarmos a sua conta de água que está com problemas, saiba que é o segundo buraco na sua pia que te salva de uma enchente que pode atingir os vizinhos. O desastre, você pode imaginar? Tiremos o chapéu e muito obrigado por esta pequena abertura para compensar esta situação lamentável!
Na verdade, quando a sua pia atinge sua capacidade total porque os canos de esgoto estão bloqueados ou o fluxo de água é muito forte para ser descarregado do esgoto principal, é o segundo furo que vem em socorro desse bloqueio com um dispositivo muito inteligente. Sempre que um determinado nível de água é ultrapassado, este orifício de drenagem funciona como uma boa saída de emergência: permite escoar o excesso de água, evitando qualquer transbordamento para a bacia. Também é chamado de “transbordamento” porque ocorre quando a água está na capacidade máxima. Esses encanadores são muito espertos, você pode confirmar?
Porém, você não deve confiar neste segundo orifício para drenar sujeira ou cascas de vegetais, a menos que seja o orifício de drenagem projetado para esta missão como seu amigo sifão. Conclusão: se a água atingir o reservatório máximo, o orifício de transbordamento ainda abre um caminho possível para ela, por isso nunca se deve optar por uma pia que seja apenas estética e nada funcional! Para os sábios…