No jardim ou na varanda, a lavanda é uma flor que não pode faltar. Seu cheiro é irresistível e… adivinhe? Também atua como repelente para alguns tipos de insetos.
A lavanda pode ser cultivada em qualquer lugar: num simples vaso, na varanda, no terraço, no jardim …
Basta cheirá-lo para melhorar nosso humor, acabando com o estresse e a ansiedade. Na verdade, esta é uma das propriedades fantásticas da lavanda, e a descoberta vem de pesquisadores da Universidade de Kagoshima, no Japão.
A Lavanda é uma planta que não pode faltar no nosso jardim ou na varanda, no jardim, pelos cheiros que exala, pelas suas cores e pelo facto de atrair abelhas para a polinização . A lavanda é utilizada tanto na culinária quanto na cosmética, mas também como um perfume fantástico para lavar roupas.
A sua cor muito característica entre o azul e o lilás, e o seu cheiro, fazem dela uma das mais belas plantas para decorar o terraço ou jardim.
As propriedades da lavanda
Da lavanda você pode obter um óleo essencial útil em caso de ansiedade, insônia, contra gripes, resfriados e tosses. Na verdade, esta fantástica flor possui propriedades analgésicas, anti-sépticas e antibióticas.
Além disso, também é capaz de aliviar dores musculares, tem ação diurética e propriedades curativas. Algumas gotas são suficientes para aliviar cortes, feridas, picadas de insetos.
Cultive a planta em casa.
Cultivar lavanda em casa é simples e pode ser feito de duas maneiras: a partir de sementes ou mudas . No primeiro caso, a época de plantio começa no outono para áreas de clima temperado e no início da primavera para áreas mais frias.
O método de corte é a forma mais prática de proceder ao cultivo da lavanda, pois são utilizados galhos com caule de pelo menos 10 cm de comprimento.
Cultive lavanda no jardim.
A lavanda pode ir para o jardim, mas devemos ficar atentos a alguns fatores. É uma planta que requer muito espaço para crescer, por isso se decidirmos cultivá-la no jardim, certifique-se de que existe algum espaço entre uma planta e outra. Se decidirmos cultivá-lo em vasos, lembre-se que durante a primavera devemos transplantá-lo para um vaso maior com solo fresco e drenado.
A lavanda é uma planta que prefere o sol para crescer, por isso devemos sempre colocá-la em local com bastante luz.
A rega não deve ser exagerada e é muito importante que não ocorra estagnação da água que possa causar o apodrecimento da planta.
Para facilitar a drenagem é necessário misturar o solo com matéria orgânica. A fertilização deve ser feita na primavera, quando a planta volta a crescer, e no final do verão, após a colheita das flores. A lavanda atinge o pico depois de cerca de três anos!
A planta necessita de poda todos os anos, imediatamente após a floração.