Plantas adequadas para florescer uma sepultura no cemitério

plantas e flores para florescer cemitério grave

Colocar flores nos túmulos dos nossos entes queridos é uma forma de perpetuar a sua memória e homenageá-los. Quer floresça esta sepultura em ocasiões especiais, como o Dia de Todos os Santos, um aniversário, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia das Avós…ou de forma sustentável, as plantas escolhidas devem resistir a difíceis condições culturais e climáticas. Quanto à manutenção, ela é reduzida ao mínimo.

Descubra as diferentes plantas, anuais, bienais ou perenes que podem adornar as lápides dos nossos falecidos ao longo das estações.

As difíceis condições de cultivo dos cemitérios

Num cemitério, as plantas muitas vezes têm de suportar as piores condições de cultivo . Nas caves, o plantio em vasos, bacias ou jardineiras é imprescindível. Por outro lado, algumas sepulturas possuem pequenos espaços no solo, enriquecidos com terra ou composto . Em qualquer caso, não é recomendado, e até proibido em certos cemitérios, plantar árvores altas ou arbustos em sepulturas enterradas. Na verdade, o seu sistema radicular pode danificar as sepulturas vizinhas. Além disso, nunca se esqueça que uma sepultura pode ser aberta a qualquer momento…

plantas de cemitério cultivo difícil

Dentro dos limites de um cemitério, as condições climáticas são muitas vezes extremas  : faz muito calor no verão, o sol é ainda mais quente do que em qualquer outro lugar. No inverno faz muito frio, as geadas são fortes e o vento sopra forte. Somam-se a essa meteorologia as condições de cultivo igualmente adversas. O solo é particularmente pobre e erodido pelo escoamento das águas pluviais, a reverberação devido às superfícies minerais dos túmulos é máxima. ..Quanto à manutenção, ela é reduzida . Por falta de tempo ou distância, é difícil regar ou fertilizar regularmente as plantações. Sem esquecer a omnipresença dos pesticidas até 2017.

Desde janeiro de 2017 é proibido o uso de agrotóxicos em cemitérios . E os cemitérios estão novamente a abrir-se à biodiversidade com o desenvolvimento de caminhos relvados, a plantação de vegetação florida entre sepulturas e espaços verdes comuns.

Nos últimos anos, também tem crescido a tendência para túmulos paisagísticos ou túmulos de jardim, símbolos de memória e de um ciclo de vida que continua.

Flores para vasos e floreiras

Cultivadas em vasos ou floreiras, ou diretamente no solo, as plantas com flores anuais ou bienais ocupam um grande lugar nos cemitérios . Podem ser semeadas em casa em fevereiro ou março em vaso com solo especial para mudas e transplantadas para vasos. Depois, uma vez bem endurecidas, essas plantas anuais ou bienais são plantadas em vasos ou no solo.

cemitérios flores bienais anuais
  • Crisântemo , ideal no outono.
  • Pansy ( Viola ), do final do inverno ao outono .

E para a primavera e o verão,

Nas composições, estas anuais ou bienais podem ser combinadas com plantas como a cinerária marítima , a hera , um pequeno formium , etc.

Bulbos, plantas perenes e pequenos arbustos que duram

Sobre uma lápide, em um vaso ou no solo, você também pode plantar plantas que não requerem nenhuma manutenção especial . Assim, os bolbos regressam imutavelmente de ano para ano e florescem na primavera ( narciso , açafrão , tulipa , jacinto, etc.) ou no verão ( gladíolo , crocosmia , frésia , ixia , agapanthus , alstroemeria , etc.).

Mas o mais simples é também plantar plantas perenes e arbustos baixos que sejam resistentes ao calor , ou mesmo à seca, ao mesmo tempo que sejam resistentes o suficiente para resistir a invernos rigorosos. Essas plantas ou arbustos ficam satisfeitos com a água da chuva, aceitam o alto calor do verão e apresentam a robustez correta para serem plantados em qualquer lugar. Assim, todas as plantas de origem mediterrânica apresentam uma robustez infalível.

Portanto, é possível decorar uma sepultura com plantas perenes como:

  • buraco
  • Verão ( Calluna ), inverno ( Erica ) ou urze irlandesa ( Daboecia cantabrica )
  • Beldroegas perenes ( Delosperma )
  • L’ orpin ( Sedum )
  • vergerette ( Erigeron )
  • La Joubarbe ( Eterno )
  • Gerânio perene
  • Dipladénia (muito resistente ao calor elevado mas deve ser armazenada quente no inverno porque é propensa a geadas )
  • heléboro (Helleborus)
  • áster …

No cemitério também se pode plantar alfazema , santolina , nepeta , azevinho arbusto verónica ( Hebe ) , etc., cujo crescimento deve ser acompanhado através de podas regulares. As roseiras também encontram seu lugar em uma lápide.