Os pulgões são pequenos insetos que atacam e infestam diferentes variedades de plantas e culturas, sem exceção. Se não forem tratados a tempo, esses insetos incômodos podem causar danos ou morte às plantas.
Pulgões: que tipo de danos causam às plantas?
Por que esses insetos são assustadores? Simplificando, os pulgões se alimentam sugando a seiva das folhas, caule e frutos da planta, causando danos. Os pulgões também transmitem indiretamente doenças fúngicas e bacterianas, causam alterações fisiológicas na planta e comprometem a fotossíntese. Se não forem tratados a tempo, os pulgões podem causar a morte das plantas.
Como reconhecer a presença de pulgões
Essas são algumas das características que indicam a presença desses irritantes insetos. Entre eles encontramos a melada , uma substância orgânica pegajosa que os pulgões expelem após sugarem a seiva da planta. Mas também existem outras pistas que nos levam a descobrir a invasão dos pulgões:
- Deformidades e folhas amarelas: folhas deformadas, enroladas ou amareladas, flores e frutos deformados são indícios da presença de pulgões, pois constituem sua alimentação principal.
- Galhas – Algumas espécies de pulgões causam galhas nas raízes ou folhas das plantas.
- Melada – Se as folhas ou caules estiverem cobertos por esta substância pegajosa, significa que os pulgões estão se alimentando das árvores afetadas. Essa substância chamada melada pode cair da árvore e cair em carros, bicicletas, calçadas, etc.
- Vírus e insetos: Como mencionamos, os pulgões causam vírus e doenças nas plantas. E também podem atrair outros insetos indesejados, como formigas.
Como se livrar dos pulgões
Existem diferentes tipos de tratamentos para se livrar desses insetos. Podem ser biológicos ou mecânicos, mas recomendamos sempre optar por soluções ecológicas e portanto seguras de usar, em vez de produtos químicos. aqui estão alguns exemplos:
- Borrife água fria nas folhas deslocando e lavando os pulgões . Em geral, esta é uma boa solução porque os pulgões não conseguem encontrar o caminho de volta para a mesma planta.
- Tratamento biológico com sabão neutro: as plantas podem ser libertadas do pulgão graças a uma solução leve de água e sabão neutro de potássio (ou sabão de Marselha) que é borrifado nas partes afetadas.
- Óleo de Neem , sabonetes inseticidas e óleos de sementes utilizados na agricultura: todos esses ingredientes são excelentes soluções naturais contra pulgões pestíferos. No entanto, certifique-se de seguir as instruções na embalagem antes de usar.
Observação: É sempre importante testar primeiro o produto em uma pequena área por alguns dias e verificar o efeito antes de aplicá-lo nas plantas. Por fim, se você optar por soluções químicas, certifique-se sempre de ler e seguir corretamente as instruções do produto.