Plantas sem água: algumas espécies vivem melhor sem ela. A lista completa

Não é por acaso que às vezes é recomendado diluir alguns nutrientes em água e depois regar a planta com eles para que as raízes possam se beneficiar deles. Tendo estabelecido o fato básico da importância da água para o crescimento dos organismos, passamos a considerar e dissipar um preconceito perigoso, segundo o qual, então, todas as plantas necessitam de água em grandes quantidades. Bem, esse não é o caso. Algumas plantas estão naturalmente em desacordo com ambientes particularmente úmidos ou com irrigação abundante.

O excesso de água pode, de facto, ser letal para algumas plantas, pois pode causar o aparecimento mais ou menos gradual de doenças, como fungos por exemplo, ou causar o apodrecimento das raízes da planta . Em alguns aspectos, isto é uma boa notícia: em que sentido? Não é incomum ouvir reclamações sobre a incapacidade de cuidar de suas plantas de interior ou de exterior devido ao tempo limitado e aos compromissos de trabalho. As plantas que não têm necessidades particulares de irrigação poderão se contentar com menos cuidado e atenção e, portanto, também serão boas para quem passa muito tempo fora de casa e não pode cuidar delas.

Chegados a este ponto, resta perguntar-nos se existe uma lista dessas plantas despretensiosas: a resposta é sim. As plantas que não necessitam de muita água incluem certamente a Sansevieria , vulgarmente conhecida pelo nome de “língua da sogra”, caracterizada por folhas muito longas e cores verdes e amarelas. Uma peculiaridade desta planta é que ela é capaz de purificar o ar dos ambientes onde está inserida, portanto será perfeita para o interior do seu apartamento. Sansevieria não quer regas frequentes, quanto menos água você der, melhor será.

Plantas que não precisam de água: a lista completa em que você pode confiar
Depois da Sansevieria encontramos o Echinocactus . Esta planta suculenta tem uma vida particularmente longa: a sua vida dura em média 30 anos. Como todas as plantas suculentas, o Echinocactus não aprecia particularmente a água. Habituadas a crescer em zonas do globo com clima muito quente, tórrido e abafado, as suculentas apresentam uma estrutura foliar que permite a hidratação constante da planta sem que a água venha do exterior. Por isso, as suculentas apresentam um formato particularmente espesso e uma consistência quase “macia”.

Outra planta extremamente resistente, embora não suculenta, é a “planta de ferro fundido”, literalmente “planta de chumbo”, cujo nome já diz tudo. Esta planta, embora tenha folhas aparentemente delgadas e delicadas, é capaz de sobreviver a condições verdadeiramente adversas, como a quase total falta de água. Cresce com muita facilidade em qualquer tipo de solo e é perfeita para decorar o interior do seu apartamento com um toque verde.

Outra planta que merece destaque é a “comedora de fumaça”: com suas folhas verdes purifica o meio ambiente e ao mesmo tempo não necessita de grandes quantidades de água. A lista de suculentas à prova de batalha também inclui o “Atrophytum”, um pequeno cacto de formato arredondado que cresce ano após ano mesmo sem abastecimento de água. Esta suculenta é realmente muito resistente, além de espinhosa. Depois, há Zamioculcas , uma planta herbácea tropical perene que pode facilmente sobreviver sem água por até um mês inteiro.

Esta planta também é comumente conhecida pelo nome de “planta Padre Pio”: será perfeita como enfeite para sua casa . O Colar Senecio vem diretamente da África do Sul, uma planta com um aspecto verdadeiramente peculiar e um potencial estético incrível. Esta planta cresce em forma de pendente, articulada através de pequenas bolas verdes que crescem ao longo de todos os seus caules. É perfeita para cultivar em vasos suspensos e não requer muita água.

Entre as plantas muito resistentes e que não querem muita água, vale citar também a famosa Babosa, utilizada para diversos fins e áreas, desde estéticas até fitoterápicas e farmacêuticas. Plantas suculentas capazes de resistir à seca e a ambientes hostis certamente incluem a Árvore de Jade, que é coriácea, esteticamente agradável e capaz de sobreviver no inverno com apenas um abastecimento de água por mês. Outra planta que não ocupa meu tempo e requer cuidados especiais é a Cycas. Cycas podem ser cultivadas tanto em ambientes internos quanto externos.

A Peperomia, planta perene de aspecto muito elegante, não tolera quantidades excessivas de água. Entre as suculentas vale destacar também Haworthia, Euphorbia, Aptenia cordifolia, Adenium e Portulacaria afra. Uma planta em forma de palmeira capaz de sobreviver a grandes condições de seca é a palmeira de Madagáscar , conhecida pelo seu tronco particularmente alto e pelos seus tufos ascendentes. Para regular a rega, saiba que basta observar o solo: quando estiver completamente seco pode dar um pouco de água à planta.