Esta é a observação recorrente que muitas pessoas fazem. E a pergunta que queima os lábios: “mas de onde vem toda essa água da geladeira e por que vaza para a terra?”. Você deve saber que o acúmulo de água na geladeira é bastante comum. Porém, esse fenômeno não é trivial: geralmente significa que o aparelho não está funcionando corretamente. A boa notícia é que existe uma maneira de resolver o problema sem envolver um especialista. Verifique de onde vem a condensação da água no refrigerador para tentar eliminá-la.
Na verdade, você percebe um pequeno fluxo de água na parede interna traseira da geladeira. Em geral, isso se aplica a dispositivos modernos que possuem sistema de drenagem de água. Não há nada com que se preocupar, desde que sejam apenas algumas gotas. O problema pode ser mais grave quando essa água começa a condensar, por exemplo nas gavetas ou prateleiras da geladeira. Descubra quais são os motivos e quais soluções estão disponíveis para você.
Por que a água se acumula na geladeira? Aqui estão as causas mais comuns
geladeira aberta
Os motivos do acúmulo de água na geladeira são muitos e variados. Normalmente, quase todos estão ligados ao mau funcionamento de algumas peças da geladeira , à falta de manutenção ou ao uso indevido do aparelho. Porém, quando o problema não é muito sério, você pode resolver esse problema sem chamar um especialista, pelo menos não imediatamente.
Na maioria das vezes, o problema decorre da bandeja de água, também chamada de bandeja de drenagem, atrás da geladeira. O mesmo que serve para recuperar a condensação da água do interior. Concretamente, ele coleta a água que flui por um tubo, ao longo da parede interna traseira do aparelho. Essa água vem do ciclo natural de degelo do refrigerador. No entanto, embora seja de baixa manutenção, este reservatório de água às vezes pode ficar bloqueado devido a uma falha ou crescimento de mofo.
Além disso, se notar fuga de água na parte traseira do aparelho, mas também nas gavetas e prateleiras, o tabuleiro pode estar demasiado cheio devido à descongelação automática ou entupido com resíduos de alimentos. Portanto, você deve tentar desbloqueá-lo com um limpador especial, sempre acompanha o refrigerador. Você também pode removê-lo e esvaziar toda a água que contém. Lave esta bandeja na pia com água e sabão e seque-a antes de colocá-la sob a geladeira. Lembre-se também de limpar as bobinas que também ficam na parte traseira do seu aparelho.
Procure o problema na mangueira de drenagem de borracha
alimentos na geladeira
Ainda não sabe por que a água se acumula na geladeira? E se o culpado não for outro senão a mangueira de drenagem de borracha? Talvez esteja apenas entupido. É inserido sob a grelha na parte traseira do aparelho: para aceder ao tubo é necessário desaparafusar ligeiramente a grelha, sem retirá-la completamente. Provavelmente, você encontrará restos de comida e outros contaminantes no cano. Eles devem, portanto, ser eliminados com cuidado para que possam funcionar corretamente.
Outro motivo comum é um termostato com defeito. Sua função é manter a temperatura correta na geladeira, ou seja, 4-5°C. Porém, à medida que a temperatura aumenta, a água do refrigerador começa a condensar. Portanto, se você notar que seu termostato não está funcionando como deveria, faz mais sentido substituí-lo. É relativamente fácil de fazer, você pode fazer isso sem a ajuda de um especialista.
E se a causa fosse um ventilador quebrado? É possível. Normalmente, sua função é liberar o ar resfriado por todo o aparelho. Se não estiver funcionando corretamente, pode significar que há um bloqueio nos dutos de ventilação. Talvez eles estejam entupidos com restos de comida. Vale a pena prestar atenção nisso.
Água nas prateleiras da geladeira
geladeira aberta
Um erro que muitas pessoas cometem é colocar na geladeira alimentos que ainda estão muito quentes, como um prato recém-assado ou vegetais recém cozidos no vapor. Esse é um péssimo hábito que leva justamente ao acúmulo de água no aparelho. Portanto, não se surpreenda ao ver suas prateleiras inundadas. E também é um dos motivos que aumenta a sua fatura no final do mês!
Portanto, antes de colocar qualquer coisa no aparelho, lembre-se sempre de resfriar os alimentos até a temperatura ambiente. Você só precisa mudar alguns hábitos. Da mesma forma, se o seu refrigerador estiver próximo a alguma fonte de calor, como um fogão ou um radiador, é possível que a alta temperatura deles provoque esse fenômeno de condensação de água no interior do refrigerador.
Outro erro que não deve ser repetido, mas geralmente é acidental. Quando a porta da geladeira não está bem fechada, também é esperado esse acúmulo de água e um possível vazamento no chão. Para se livrar dele, basta limpar a vedação da porta com um pano úmido e depois com um pano seco. Depois terá que fazer um teste: coloque uma folha de papel sob o lacre e feche a porta. Se você não conseguir retirar o papel facilmente, o problema está resolvido.
Por que a água se acumula na geladeira “anticongelante”?
Muitos refrigeradores estão equipados com tecnologia especial para transportar a umidade para fora. São dispositivos anticongelantes e o condensador é responsável pela remoção da umidade. Se ainda houver condensação de água neste tipo de refrigerador anticongelante, é um sinal claro de que o condensador não está funcionando corretamente. A primeira coisa a fazer é descongelar a geladeira e limpá-la bem.
Porém, deve-se ressaltar que o acúmulo de água neste tipo de refrigerador é muito raro. Se o problema ocorrer, é necessariamente devido a um mau funcionamento, ajuste incorreto ou uso incorreto do dispositivo. Porém, desde que funcione corretamente, não há risco de congelamento. Portanto, é sempre melhor identificar a verdadeira origem do problema.