
Planta de hortelã, alecrim e manjericão
Planta de hortelã, alecrim e manjericão (fonte Pixabay)
Adquiridas especialmente no verão e cultivadas no seu terraço, as plantas aromáticas tendem a não durar muito. Manjericão, alecrim, hortelã, sálvia etc. são mudas que, se compradas no supermercado, tendem a murchar em poucos dias. Muitos assumem a culpa por não terem cuidado bem e o suficiente, mas, na realidade, existem três erros a evitar e que explicam o que acontece com as mudas quando chegam em casa.
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM —> Suculentas, o método para multiplicá-las: os passos a seguir
É uma experiência que todos tiveram sem saber porquê. Mudas que aparecem verdes e viçosas no supermercado tendem a morrer depois de alguns dias em casa. Mesmo seguindo todas as regras, regando-as com frequência e expondo-as ao sol, as folhas perdem o brilho depois de algumas semanas. O murchamento da planta leva a uma nova compra mas, inevitavelmente, a história se repete. Então aqui está o que fazer e o que saber para tentar mantê-los vivos pelo maior tempo possível.
Por que as plantas aromáticas duram pouco? Não é sua culpa
Planta de manjericão murcha
Planta de manjericão murcha (fonte cookist.com – pinterest)
Lindas para exibir na esplanada durante o verão, as plantas aromáticas murcham rapidamente . A primeira coisa importante a saber é que a culpa não é sua . Na verdade, mesmo os menos verdes não têm culpa. Você precisa estar ciente de três razões pelas quais as plantas morrem depois de apenas alguns dias. Em primeiro lugar, não têm espaço suficiente para crescer. Na verdade, as mudas existentes no mercado são muitas vezes colocadas em vasos muito pequenos e o invólucro de plástico em que são embaladas impede que se estendam para o espaço necessário. É portanto fundamental transferi-lo, dando a cada planta o espaço de que necessita.
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM —> Descoberto o código genético do limão de Siracusa: importância global
O segundo erro é esperar que as plantas prosperem mesmo no inverno . Na verdade, as plantas aromáticas são mudas forçadas, cultivadas de forma não natural e com fertilizantes específicos. Na verdade, o seu cheiro não é tão inebriante como o das plantas orgânicas e é difícil mantê-las vivas mesmo nos períodos mais frios. Por fim, é fundamental não colocar plantas em ambientes hostis .
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM —> Reciclar bandejas plásticas de sorvete e iogurte às vezes não é conveniente. Vamos descobrir o porquê
Embora se adaptem aos espaços em que estão posicionadas, ainda são mudas já submetidas a choques ambientais . Da luz artificial às vitrines de supermercado, as mudas passam da exposição direta à inexistente e por isso é preciso atenção ao ambiente em que estão posicionadas. Luz e água são os elementos vitais para todos os aromáticos.