Por que é importante colocar um limão na cuba da máquina de lavar uma vez por mês?

Entre os eletrodomésticos mais difundidos, provavelmente nenhum é mais indispensável nas residências do que a máquina de lavar. É ela quem nos permite lavar a roupa de casa e manter as roupas limpas. Utilizamo-lo com muita frequência, por isso é muito importante mantê-lo sempre funcionando e em bom estado. Porque, com o uso, não está imune a problemas muito incômodos que podem comprometer sua longevidade e seu linho. Seu inimigo jurado: mofo.
Infelizmente, esta praga é um incômodo comum que afeta nossas máquinas de lavar. Na verdade, pode formar-se bolor dentro do cesto onde coloca os detergentes. Em causa está a presença de humidade e a acumulação de pó e resíduos de amaciador. Como prevenir danos? Graças a este truque surpreendente com um ingrediente natural, ecológico e acessível.

O truque do limão para evitar a formação de mofo na cuba da roupa
Molde na cuba da lavanderia

Mofo na cuba da lavanderia – Fonte: spm

Você se esquece disso com muita frequência, mas é necessário limpar frequentemente a gaveta de detergente da sua máquina de lavar. Levará apenas alguns minutos: basta retirá-lo, passar em água corrente e retirar os resíduos de detergente com uma esponja.

Além desta limpeza regular, mostraremos um método muito simples e muito eficaz para evitar a formação de mofo nestes compartimentos. Sua arma secreta: limão. Sim, pode parecer surpreendente para você, mas esta fruta cítrica tem mais de um truque na manga. Além de todos os seus benefícios para a saúde, muitas pessoas não sabem que ele também possui múltiplas propriedades de limpeza, combate a manchas, clareamento e desodorização.

Além disso, graças à sua poderosa ação desinfetante, será muito útil para limpar profundamente a gaveta do detergente da sua máquina de lavar.

Aqui estão os passos para higienizar a gaveta de detergente
Limpe a gaveta de detergente

Máquina de lavar limpa – Fonte: spm

O método é muito simples: você vai precisar do suco de 2 limões, 2 copos de água e meio copo de vinagre branco para potencializar ainda mais o efeito. Este último também é um detergente que rastreia os menores resíduos de sujeira.

Misture todos os ingredientes e despeje a solução em um borrifador e borrife diretamente no tanque de lavanderia. Deixe agir por dez minutos.
Em seguida, esfregue cada compartimento, tendo o cuidado de retirar resíduos e incrustações com uma esponja . Você também pode usar uma escova de dentes velha (bem desinfetada!) para esfregar as partes sinuosas mais difíceis de alcançar.
Depois de realizar esta operação, aproveite para higienizar e desinfetar também o interior da máquina de lavar. Recomendamos iniciar um ciclo de lavagem vazio a 90°C.
Desta forma, o cesto do aparelho ficará perfeitamente limpo e ao mesmo tempo evitará a formação de bolor. É uma maneira rápida e fácil de limpar sua máquina de lavar. Porém, para não causar risco corrosivo, a frequência dessa limpeza deve ser bem dosada. Recomenda-se fazer isso ocasionalmente ao longo do ano.

É bom saber : Não cometa o erro de deixar a porta da máquina de lavar fechada após um ciclo de lavagem, pois também é a melhor forma de atrair mofo e maus odores. Deixe-o sempre ligeiramente aberto após a lavagem, para permitir a circulação do ar e assim evitar a proliferação de germes. Isto reduzirá significativamente o desenvolvimento de odores úmidos. Especialmente durante os meses quentes. Outro erro que você nunca mais deve cometer: não deixe a roupa no tambor por muito tempo no final do ciclo. Ao esvaziar a máquina de lavar o mais rápido possível, você evitará que odores de mofo grudem nas roupas e façam com que você as lave uma segunda vez.