Se você é um amante de suculentas como eu, recomendo uma planta suculenta com efeito natalino. Então, dê a si mesmo um lindo presente que vai florescer na ocasião: o cacto de natal. Resistente em tempos de seca, será resistente o suficiente para sobreviver ao inverno? Fora ou dentro de um cacto de Natal? Tudo neste artigo!
Cacto de natal por fora ou por dentro: por que esse dilema?
Habitando a maioria dos desertos, os cactos armazenam em seus tecidos uma seiva que os salva em tempos de seca. No entanto, isso não significa que todos os representantes dos cactos sejam suculentos. Outra característica se acrescenta aos cactos de natal se eles vierem das florestas tropicais do Brasil: são epífitos. Isso os diferencia das demais variedades, pois os cactos natalinos não gostam de sol forte e grande ressecamento do solo. A rega regular mas moderada é ideal para esta planta. Por que eles são chamados de cactos de Natal? Não é apenas o período de floração de novembro a fevereiro. Na minha opinião há uma razão bastante poética: a cascata de flores que, deslumbrante, parece um fogo de artifício. Hoje grandes lojas e floriculturas são abastecidas com os três principais tipos de cactos de Natal: Hatiora gaertneri Schlumbergera truncata e Schlumbergera x Buckleyi. Depois de obtê-lo pela primeira vez, você desejará fazê-lo florescer novamente todos os anos. É possível ? Claro, você será recompensado se considerar a natureza desta planta. Cacto ou não? Tive uma experiência ruim com o meu. Não tenho jeito para o verde, mas quando “herdei” os potes da minha sogra tive que cuidar deles. Eu não sabia e deixei as plantas onde estavam.
O local certo para a Schlumbergera
Eu estava regando normalmente, uma vez por semana. Minha planta estava em uma cômoda, longe da luz solar direta. Um dia, depois de colocar meia xícara de chá no bule, ouvi um certo som gorgolejante. Então, fiquei frustrado ao descobrir que meu cacto de Natal estava transbordando. A partir daí comecei a verificar a umidade do solo antes de cada rega. Se grudar nos meus dedos, não rego. Hoje procuro um local que favoreça o florescimento da minha planta. Não tendo casa de banho com janela, opto pela cozinha, onde o nível de humidade é bastante elevado. Além disso, vou trocar o vaso e verificar se ele tem furo de drenagem.
Dentro de casa, o cacto de natal vai se sentir bem com uma temperatura de 15 a 18°C. Se quiser mantê-lo ao ar livre, encontre um local com sombra no jardim ou num terraço onde possa resistir aos 10°C.
Com que frequência regar?
Já indiquei em minha experiência que uma vez por semana é demais. O teste para se orientar será tocar o solo. Colocar uma bandeja embaixo do ralo é uma boa ideia. Assim você verá o excesso de água e poderá jogá-la fora antes de inundar o solo por baixo.
Se a planta estiver em período de floração regue bem, mas sem diminuir a vigilância.
Muito adequada para repotenciamento, a Schlumbergera deve ramificar, e para ramificá-la deve ser fertilizada a cada duas semanas antes da floração. Ou seja, da primavera ao outono. Ao notar abundância de massa verde, é hora de podar. Corte duas ou três seções de cada caule e enraíze em solo úmido para vasos.
No que diz respeito à floração, a melhor faixa de temperatura é entre 10 e 15°C. Infelizmente, aprendi isso tarde e meu cacto não floresceu no ano passado. Agora sei que para desencadear o processo de brotação a planta deve ser exposta a uma temperatura de 7°C. Espere pacientemente, regando moderadamente para evitar o ressecamento. Isso acarreta o risco de perder os botões. Como isso aconteceu com minha planta! Veremos este ano, porque segundo especialistas deve voltar a florescer.
Folhas macias de cacto de natal
Tocando nas folhas do cacto de natal, você percebe que elas são macias. Existem dois motivos para essa condição: excesso ou falta de água. Por um lado, isso significa que o solo está muito seco e não passa água para as raízes. Por outro lado, muita água pode tê-los danificado e eles estão apodrecendo. Neste caso, você perderá a planta. Mas se sobrar algum broto saudável, replante-o para que se estabeleçam e você tenha uma planta totalmente nova.
As folhas também podem amolecer sob luz direta. Se esta for a causa, eles mudarão de cor para vermelho.
Como fazer mudas de schlumbergera?
Para obter uma estaca é necessário retirar 2 segmentos de folhas (não floridas). Demora pelo menos 24 horas e, em alguns casos, 2 a 3 dias para que o corte cicatrize ligeiramente. Despeje o composto especial para semeadura e corte misturado com areia em um vaso biodegradável e coloque a muda nele. Você pode usar hormônio de raiz que é universal ou auxinas.