

Muitos de nós cedemos ao desejo de descartar um líquido jogando-o na pia. Porém, esse gesto quase intuitivo é responsável por problemas que seria melhor evitar a todo custo. Neste artigo explicamos por que você deve se abster de cometer tal ato.
Por se encontrar na forma líquida, é habitual deitar este elemento no lavatório das nossas cozinhas ou mesmo nas nossas casas de banho. É um gesto aparentemente simples, mas não sem consequências. Explicamos-lhe todas as razões pelas quais seria melhor evitar a prática de tal ato.
Pia de cozinha cromada – fonte: spm
logo pinterest
Pia de cozinha cromada – fonte: spm – Fonte: spm
Razões pelas quais você não deve jogar óleo na pia
Poucas pessoas estão cientes dos danos que isso pode causar, por isso tendem a derramar óleo ou unte a pia. No entanto, esses itens podem causar grandes problemas no encanamento. Aqui está o que acontece quando você continua drenando o óleo de cozinha pela pia:
Óleo usado – fonte: spm
logo pinterest
Óleo usado – fonte: spm – Fonte: spm
Os óleos de cozinha quentes não permanecem mais na forma líquida com o tempo,
uma vez resfriados, eles se transformam em sólidos à temperatura ambiente. A graxa endurece e acaba grudando nas paredes das tubulações, assim como partículas de alimentos e outros detritos que podem congelar e ficar presos no sifão. Todos esses elementos combinados podem em poucos dias ser responsáveis pelos odores desagradáveis que sua pia pode emitir. Acumulados e não tratados, esses elementos acabarão por entupir permanentemente a pia da cozinha.
Os óleos de cozinha podem danificar os tubos.
Quer se trate de azeite ou de manteiga em estado líquido, estes não se misturam facilmente com água. Um simples fluxo de água não será suficiente para retirá-los, eles acabarão cobrindo seus canos. Esses óleos se misturam com partículas de alimentos, gordura, cabelos e outros detritos para criar um bloqueio que será difícil de tratar.
Um simples jato de água quente não é suficiente para eliminar os óleos.
Se depois de despejar o óleo de cozinha na pia você achar que pode eliminá-lo com um jato de água quente acompanhado de detergente, lembre-se desta manobra. não é tão eficaz quanto você imagina. O efeito deste truque é mínimo, pois apenas atrasa o inevitável. Não é possível eliminar completamente o óleo. Isso ocorre porque qualquer coisa mais densa que a água pode ficar presa no cano.
Lembre-se também de que você pode reutilizar o óleo de cozinha em vez de jogá-lo na pia.
Frigideira com óleo usado – fonte: spm
logo pinterest
Frigideira com óleo usado – fonte: spm – Fonte: spm
O descarte de óleo usado pode causar danos ao sistema de esgoto local
Com o tempo Quando você despeja óleo usado na pia, ele acaba na linha de esgoto e eventualmente se mistura com as águas residuais principais que contêm uma alta concentração de produtos químicos.
Isso significa que eles se ligam a restos de alimentos, substâncias e outros produtos que não deveriam acabar em seus canos. Eventualmente, esse acúmulo de sujeira acaba grudando nas paredes do esgoto e criando uma imensa massa de resíduos solidificados. Como resultado, estes acabarão por bloquear o fluxo de águas residuais e criar reservas de esgoto. Tal problema pode ter graves repercussões no ambiente e na saúde pública. Uma situação ainda mais grave porque é em grande parte evitável.
Este problema poderá eventualmente ser resolvido recorrendo à intervenção de um profissional que, com recurso a jactos de água de alta pressão, consiga desentupir as canalizações.
Por fim, tenha em mente que uma ação simples e inofensiva, como despejar óleo usado na pia, pode ter sérias repercussões na sua saúde e no meio ambiente.