Por que você nunca deve limpar esponjas de louça?

Um estudo descobriu que as esponjas de lavar louça abrigam tantas bactérias quanto um vaso sanitário. No entanto, limpá-los é ainda mais arriscado. Descubra por que e como você deve se proteger desse fenômeno cotidiano.

Esponjas de louça podem representar um risco à saúde porque bactérias e germes tendem a se esconder dentro delas. Embora removam sujeira e resíduos de alimentos deixados em pratos e travessas, apresentam o risco de absorver agentes infecciosos.

E por uma boa razão, a sujeira e a umidade criam um ambiente propício ao crescimento de bactérias.

Esponja de prato

Esponjas de prato, terreno fértil para bactérias

A   esponja de lavar louça   é de fato um dos objetos mais sujos que você pode encontrar em casa. Este objeto é composto por numerosos orifícios que facilitam a absorção de líquidos e resíduos.

Se uma esponja permanecer molhada, novas bactérias podem crescer a cada 20 minutos.

Os cientistas desaconselham qualquer tentativa de limpeza desses utensílios domésticos.

Muitas pessoas pensam que lavar em água fervente destrói as bactérias das esponjas de lavar louça, mas na verdade tem o efeito oposto.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Furtwangen, na Alemanha, testou diferentes opções de limpeza na tentativa de tornar as esponjas de limpeza livres de bactérias. Tentaram aquecer a esponja no micro-ondas, fervê-la, desinfetá-la, molhá-la em vinagre branco, colocá-la na máquina de lavar louça e jogá-la na máquina de lavar junto com a roupa.

Resultado: algumas bactérias são neutralizadas, mas apenas as mais fracas. Os microrganismos mais fortes sobrevivem e, se os mais fracos morrem, cria-se ainda mais espaço para a proliferação das bactérias fortes.

Pesquisadores da Universidade Furtwangen identificaram até 362 bactérias diferentes nas esponjas de limpeza utilizadas. Eles também encontraram 82 bilhões de bactérias em um único centímetro cúbico de esponja.

Esponja de prato

De onde vêm as bactérias esponjosas?

As bactérias na esponja vêm principalmente de alimentos, superfícies de cozinha ou contato com a pele. Graças ao seu ambiente quente e úmido e ao seu espaço repleto de resíduos de alimentos, a esponja cria as condições perfeitas para a sobrevivência das bactérias.

Embora o fungo seja uma bactéria verdadeira, os cientistas ainda não encontraram nenhuma bactéria perigosa.

No entanto, uma bactéria em particular foi encontrada em esponjas de cozinha. Pertence à chamada família Moraxellaceae, que pode causar infecções se o sistema imunológico estiver enfraquecido. Este último pode causar mau cheiro às esponjas de limpeza. É por isso que você deve jogar a toalha imediatamente se cheirar mal.

Conselho de profissional

Os cientistas recomendam jogar fora as esponjas de lavar louça e usar outro meio de limpeza. Se você não consegue ficar sem a esponja, troque-a pelo menos uma vez por semana. Lembre-se de enxaguar a esponja e deixá-la secar após cada lavagem para que as bactérias não proliferem.

Você também pode ferver a esponja de limpeza e evitar usá-la em áreas cheias de bactérias, como a cozinha. Em vez disso, por exemplo, use esponjas limpas no banheiro.

Pós-navegação