É assim que se limpa os bicos da placa: com este método a chama do seu fogão voltará a ser tão vigorosa como antes.
Depois de tantos anos de uso, é normal notar uma alteração na intensidade da chama do fogão a gás. Na verdade, inicia-se um processo de entupimento dos bicos, dificultando a saída da chama. É um problema muito incômodo que pode comprometer o desempenho daquilo que cozinhamos e comemos . Existem alimentos que requerem cozimento em fogo alto, como alguns tipos de carne. Sem a chama viva o resultado não pode ser absolutamente satisfatório.
Neste artigo mostramos um método para liberar os bicos de qualquer obstrução de forma simples e autônoma. Vamos ver juntos como proceder nesta operação.

Chama fraca: como e por que isso acontece
Com o passar dos anos, esse problema pode afetar até fogões mais novos. Depois de tantos anos e de tantas refeições cozinhadas na nossa placa vitrocerâmica, é inevitável que isso aconteça. Os orifícios das coroas dos queimadores ficam obstruídos devido a vários resíduos de gordura, sujidade e qualquer tipo de líquido que possa sair das panelas durante a cozedura. O resultado é um formato irregular e, sobretudo, uma chama fraca que pode ser mais vigorosa em alguns pontos e mais lenta em outros.
Um fogão em perfeito funcionamento deve ter uma chama silenciosa, estável, que não produza nenhum tipo de fumaça e ter uma cor azul na base. Pelo contrário, quando dá problemas, faz barulhos estranhos, muda de intensidade de um momento para outro, emite fumaça e a chama fica vermelha e tremeluzente. Se todas estas características aparecem nas suas cozinhas, é hora de agir e limpar bem as coroas dos queimadores e desobstruí-las. Veja como você pode fazer isso da maneira mais fácil.
Elimine o problema do bico seguindo este método
Para remediar definitivamente e não ter mais problemas, é possível substituir diretamente todos os bicos . No entanto, isto requer despesas financeiras consideráveis. Se preferir manter a sua placa e limpar os queimadores, eis o que deve fazer. O primeiro passo é remover temporariamente todas as peças removíveis da bancada , ou seja, suportes de panelas, espalhadores de chama e queimadores. Em seguida, abra os botões do gás para permitir que qualquer gás residual escape completamente dos tubos . Por último, certifique-se de que todos os bicos estão frios: caso contrário será mais difícil desenroscar os bicos e corre o risco de se queimar.

A placa é então cuidadosamente limpa com um aspirador de pó para sugar quaisquer detritos e a placa é completamente higienizada com a ajuda de um alargador. Depois de ter realizado esta primeira operação, o aspirador deve ser utilizado novamente para remover completamente os materiais descascados. Deve efectuar esta limpeza em cada queimador da placa antes de voltar a montar tudo como antes.
Para limpar os bicos com cuidado, é necessário desmontá-los, desparafusá-los com uma chave inglesa girando no sentido anti-horário. O bocal retirado deve ser cuidadosamente limpo com auxílio de esponjas e detergentes específicos e deixado agir por algumas horas . Após este tempo, de facto, o detergente será capaz de remover quaisquer restos de comida e gordura. Depois de enxaguado e seco cuidadosamente, pode ser remontado. Resta testar a intensidade da chama: ela voltará a ser forte e vigorosa.