
Você já admirou uma planta esplêndida em seu quintal ou um vizinho que cativou a roseira que roubou seu coração? Se você deseja multiplicar essa floribunda amada e apreciá-la para sempre, a propagação do corte de caule é o caminho a percorrer.

Embora a propagação de rosas a partir de estacas possa ser um esforço emocionante, é essencial reconhecer que a taxa de sucesso geralmente varia entre 50 e 75 por cento. Mesmo os cultivadores de rosas mais qualificados enfrentam desafios para alcançar uma maior taxa de sucesso.
Mas não temas! Com o nosso guia abrangente, você estará mais perto da extremidade superior do espectro de taxa de sucesso. A Webocive reuniu os melhores conselhos e experiências de produtores de rosas em todo o mundo para ajudá-lo a dominar a arte de propagar rosas a partir de estacas.

1. Tempo Ótimo para Estacas
O momento ideal para fazer cortes depende de vários fatores, como sua localização, clima, objetivos e situação. Embora o final do inverno ou o início da primavera sejam comumente sugeridos, existem conselhos conflitantes, com alguns defendendo o verão ou o outono.
Em geral, a maior taxa de sucesso ocorre em condições leves, frias ou quentes. Evite condições climáticas extremas, incluindo frio ou calor escaldante. Dependendo da sua região, primavera e outono são geralmente os melhores momentos para zonas temperadas, enquanto o inverno funciona em áreas sem preocupações de congelamento.
Tomar estacas no outono, depois que as flores secaram, provou ser bem sucedido para muitos. No entanto, este método requer manter as partidas dentro de casa durante o inverno.
Para aqueles que preferem estacas de enraizamento diretamente no jardim, faça-o na primavera após o novo crescimento aparecer. Este método pode ser conveniente quando você quer manter uma planta dentro de casa por meses. Estacas iniciadas ao ar livre geralmente se aclimatam melhor e crescem mais rápido do que as transplantadas de dentro de casa.

2. Preparando as Estacas
Antes de começar, certifique-se de que a planta que você está tomando as estacas é saudável e livre de ferrugem, mofo, fungos, infestações de insetos ou outras doenças. Se você notar qualquer um desses problemas, evite fazer um corte dessa planta.
Selecione um novo crescimento fresco, que geralmente é vermelho ou roxo. Algum crescimento vermelho ou jovem é aceitável, mas a maioria do caule onde você corta deve ser verde. Evite hastes velhas e amadeiradas ou material excessivamente macio e maleável, pois eles geralmente usam a raiz de forma eficaz.

Para estacas de outono, procure um caule com uma flor desbotada ou até mesmo o início de um quadril, com pelo menos seis conjuntos de folhas. Use uma faca limpa e afiada ou cortadores para tirar uma peça de oito a nove polegadas de uma área com crescimento de espessura de lápis. Faça o corte em um ângulo de 45 graus e repita conforme necessário.
Fique atento para a próxima parte do nosso guia, onde vamos mergulhar no processo de propagação e nutrir seus cortes em rosas prósperas.