Purês de tomate não são todos iguais. Aqui está tudo o que você precisa saber para comprar os melhores.

Sem dúvida, um dos produtos mais versáteis para usar na cozinha que podemos comprar é o purê de tomate . Muito útil para fazer molhos de última hora ou para muitos outros pratos, está muito presente na maioria das cozinhas. E embora o ideal seja fazer em casa, se não tiver tempo pode contar com o pronto. O importante é prestar atenção no produto que você compra.
Purê de tomate, cuidado na hora de comprar
Muitas vezes os ritmos e a vida frenética que levamos levam-nos a utilizar os chamados “produtos prontos”. Certamente quem tem mais tempo tem a oportunidade, como no passado, de preparar um bom puré de tomate, ou uma conserva para conservar e usar quando necessário. Mas hoje em dia temos cada vez mais pressa, o tempo parece nunca ser suficiente e, felizmente, ainda podemos saborear um bom molho feito com puré de tomate que encontramos delicioso e pronto nas prateleiras dos supermercados.

Porém, é fundamental conhecer o tipo de produto que você está comprando, por isso terá que aprender a reconhecer as marcas e tipos de purê de tomate em que pode confiar, para poder comprá-los de olhos fechados. Mas por que você precisa ler o rótulo de uma garrafa de purê de tomate? Como muitos sabem, os purês de tomate não são todos iguais.
Escolhendo corretamente o purê de tomate
Em primeiro lugar, é fundamental conhecer a origem das matérias-primas . Neste caso devemos confiar nos controles realizados.
À primeira vista, poderia-se pensar que comprar um produto orgânico poderia resolver o problema, mas não é bem assim, pois não se menciona a presença de substâncias proibidas ou perigosas, mas sim simples acréscimos à qualidade do produto .
O rótulo deve informar primeiramente a origem do tomate utilizado na produção do purê.

Esta é uma indicação obrigatória ao produtor, portanto cabe ao consumidor escolher conscientemente que tipo de produto comprar. Em segundo lugar, mas não menos importante, os ingredientes para um purê de tomate devem ser apenas dois . Entre os vários ingredientes do purê de tomate você encontra água, açúcar e até reguladores de acidez. Este último ingrediente pode ser um indicador de que os tomates utilizados para fazer o puré não se encontravam em excelentes condições de maturação, pelo que foi necessário ajustar a sua acidez natural para oferecer um produto mais saboroso.

Então, como você pode ter certeza de que está comprando um bom produto? Simples, os ingredientes devem ser exclusivamente tomate e sal. Outro indicador de um produto de qualidade é, sem dúvida, o preço . Se for muito baixo, pode ser um indicador de algo que não é muito legítimo.
Se preparar puré de tomate em casa não é uma opção viável, é sempre possível dirigir-se aos produtores locais do km 0 , neste caso terá certamente um produto genuíno e saboroso.