Quando e como colher pepinos?

Colheita de pepino

Nas saladas, nos verrines, no gaspacho… O pepino é o vegetal fresco do verão! Para aproveitar ao máximo, descubra todas as nossas dicas para colher pepinos de maneira adequada!

Leia também:

Quando colher pepinos?

período de colheita temporada de pepino

Os pepinos são colhidos entre 3 e 4 meses após a semeadura. O valor varia dependendo da sua região e do clima. Quanto mais quente e melhor, mais cedo será a colheita.

Mudas colhidas em março-abril terão seus frutos maduros entre junho e agosto. Por outro lado, a semeadura no solo em meados de maio produzirá frutos maduros a partir de meados de setembro.

Período de colheita de pepino

O pepino é um vegetal bastante frio que não aprecia temperaturas inferiores a 10°C. Assim, é possível colher pepinos até outubro, antes das primeiras geadas. A partir de setembro, se o tempo estiver fresco, não hesite em cobrir a sua planta à noite com um véu de inverno. Dessa forma, você pode terminar a colheita até a geada. Para ter certeza do rendimento máximo, é melhor semear coberto para colher os frutos o mais rápido possível.

Leia →  Kiwano: um pepino picante

Como colher pepinos?

como colher pepino

O pepino é colhido quando atinge um bom tamanho. Consulte as dimensões dos frutos da espécie que você escolher, para saber quando poderá colher. Por exemplo, Cucumis sativus ‘Bella’ oferece frutos entre 18cm e 22cm de comprimento, enquanto os de Cucumis sativus ‘Burpless Tasty Green’ medem entre 23cm e 25cm.

Além disso,  como acontece com a abobrinha , se você deixar os pepinos se desenvolverem demais, eles ficarão cheios de sementes e perderão o sabor.

Armazenamento de pepino

armazenamento de pepino por muito tempo

Pepinos são melhor apreciados frescos; você pode armazená-los por 4-5 dias após a colheita, colocando-os na gaveta de vegetais da geladeira.

Na maioria das vezes é consumido cru, mas saiba que você também pode cozinhá-lo ou fazer sopas frias .

Colete as sementes do pepino

recuperar mudas de pepino semente

A colheita das sementes permitirá que você use suas próprias sementes no próximo ano, sem precisar comprá-las em um centro de jardinagem. Além disso, as sementes colhidas na horta adaptam-se às características desta. Quando estiver pronto para cozinhá-los, corte a fruta ao meio e retire o miolo com uma colher. As sementes são colocadas lá. Retire toda a polpa e limpe-os com água da torneira, retirando todos os vestígios de polpa.  Em seguida, deixe-os secar por uma a duas semanas em um ambiente escuro, mas bem ventilado. Coloque-os sobre uma toalha de papel, que você trocará conforme necessário. Quando as sementes estiverem completamente secas, coloque-as em um saco ou jarro opaco. Lembre-se de rotular corretamente escrevendo a data e o nome da variedade. A vida útil das sementes de pepino é de 10 anos.

Três doenças a serem observadas

De modo geral, evitamos o aparecimento de doenças espaçando corretamente as plantas, evitando regar a folhagem e utilizando adubo vegetal para fortalecer as plantas.

A antracnose

As folhas ficam empoladas e os frutos apresentam manchas circulares. Remova todas as partes afetadas e queime-as. Para a antracnose , é melhor prevenir do que remediar com esterco de cavalinha e calda bordalesa.

Oídio

Conhecida doença criptogâmica da horta, causa manchas farinhentas nas folhas. Lutamos contra isso com esterco de cavalinha e/ou calda bordalesa.

Cucurbitáceas cinzentas

As folhas ficam primeiro cobertas por manchas marrons e úmidas, antes de serem afetadas por um mofo cinza que dá origem ao nome da doença. Novamente, remova as partes afetadas e queime-as. O esterco de cavalinha e a calda bordalesa são mais uma vez recomendados para esta doença causada por um fungo.