Ter ratos em casa é sem dúvida uma das piores coisas que pode acontecer, descobrir a sua presença em casa é um trauma porque as consequências são bem conhecidas.
Esses bichinhos são tudo menos amigos charmosos e amigáveis , principalmente porque se instalam em todos os lugares, para ir em busca de comida. É muito difícil retirá-los a tempo antes que causem danos.
Principalmente no inverno e no outono, eles se aproximam das casas em busca de abrigo quente, talvez com comida suficiente para sobreviver à estação fria e depois vão embora. Ao entrarem no ambiente doméstico, tornam-se dor de cabeça porque comem móveis e transmitem doenças.
O que acontece se um rato entrar em casa?
Os ratos conseguem entrar até nos espaços mais pequenos e impensáveis, comprometendo assim a higiene e a segurança do lar porque transmitem doenças de todos os tipos, mesmo as perigosas. Eles deixam fezes e urina em todos os lugares que se sugam, podendo até ter pulgas.
Além disso, como se não bastasse, eles se reproduzem rapidamente, por exemplo, uma fêmea de camundongo tem de 5 a 10 filhotes por ano e para cada filhote dá à luz 10 camundongos. Se isso acontecer em casa é um problema muito grande porque é muito difícil livrar-se dele.
Como manter os ratos fora de casa?
O que você precisa fazer é implementar precauções que mantenham qualquer animal longe do mundo e, portanto, não apenas os ratos. Primeiro é preciso limpar bem todas as superfícies, sempre usando os desinfetantes adequados, até o vinagre pode servir.
É absolutamente necessário evitar deixar louça suja na pia porque desta forma, por mais estranho ou exagerado que pareça, ratos e outros pequenos animais podem ser atraídos pelo mau cheiro e pelos odores. Para saber se eles saíram de lá, é preciso prestar atenção a alguns detalhes particulares que não podem escapar à vista.

Por exemplo, na presença de excrementos ou de papel ou madeira picados. Depois, obviamente, nunca se deve deixar alimentos de qualquer espécie abertos ou colocados sobre mesas ou móveis, enfim, ao seu alcance e, por último, manter o lixo bem fechado, vedando quaisquer buracos e frestas por onde possam entrar .
O gato e a caixa sanitária são a solução mais eficaz contra ratos
Se você é um amante dos animais, pode adotar um gato, mas não antes de perceber obviamente que ter um animal em casa, que não seja um rato, significa ter uma responsabilidade importante, além de um compromisso extra substancial. Os gatos são a solução mais eficaz contra os ratos porque permitem que você se livre deles rapidamente e até mesmo os desencorajam de se mudarem para casa.

Naturalmente, eles adoram pegar ratos e comê-los, então o que é melhor do que isso? Entre outras coisas, um excelente repelente natural é a areia para gatos, embora provavelmente poucas pessoas saibam disso. A maca de gato manchada de urina é um poderoso repelente de ratos porque indica a presença de um gato perto do qual você deve tentar ficar longe o máximo possível.
Ratoeira: livre-se deles sem danificá-los
Para afastar os ratos de casa, faça o seguinte: pegue uma tigela, embrulhe em filme plástico, corte um círculo do tamanho da circunferência de uma lata de ração e despeje o trigo que vai atrair o ratinho. ou ratos.

Neste ponto, construa rampas que servirão ao mouse para acessar a armadilha, uma vez feita a armadilha, você deve colocá-la perto de onde você acha que os ratos podem estar e sair mantendo-se próximo para pegá-los em flagrante. Uma vez lá dentro, dificilmente conseguirão sair , por isso o conselho é agir imediatamente e jogá-los o mais longe possível.
Obviamente a escolha da pia deve ser feita com base na quantidade de ratos que você acha que tem em casa. Quanto mais você acha que existem, maior deve ser o contêiner para acomodá-los. Por último, é bom ter em mãos algo que possa ser usado para vedar o balde , para evitar que os ratos saiam durante a viagem.