Repolho perene de Daubenton: do plantio à colheita

chou perpétuo daubenton

Entre as hortaliças perpétuas que voltam imutáveis, ano após ano, à horta, a couve Daubenton goza de todos os favores.De fato, voltou à horta, impulsionada pela permacultura. E as vantagens de cultivá-lo são inúmeras!

Em resumo, o que você precisa saber: 

Nome latino  : Brassica oleracea var.
Família ramosa  : Brassicaceae

Tipo  : vegetal perene
Altura  : até 1 m
Exposição  : sol ou sombra parcial
Solo  : drenado, fresco e rico

Plantio  : Abril e Maio –  Colheita  : Setembro a Novembro / Março a Maio

Cuidar desse repolho que não semeia é simples. Além disso, ao contrário de outras variedades, o repolho Daubenton é pouco sujeito a doenças e atrai poucas pragas .

A plantação de chou Daubenton

Ao contrário de outras variedades de repolho, o repolho Daubenton não pode ser semeado. Como explicar essa particularidade? Simplesmente pelo que constitui a sua essência! Este repolho é na verdade perpétuo porque floresce muito raramente , em média a cada 5 anos. E quando floresce e portanto produz sementes, morre! É , portanto, multiplicado por estratificação ou estacas .

Mas voltemos à nossa plantação de repolhos Daubenton!

Plantação semis de chou perpétua daubenton

As mudas jovens são plantadas no solo na primavera, de abril a junho , tendo o cuidado de enterrar bem o caule para que enraíze corretamente.

Deixe um espaço de pelo menos 60 cm entre cada planta de repolho Daubenton porque suas folhas se desenvolvem em altura e largura.

Le chou Daubenton carinhosamente:

  • Terreno rico em matéria orgânica, fresco e bem drenado . Quanto à natureza do solo, pouco lhe importa.
  • Locais a pleno sol ou sombra parcial nas regiões mais quentes.

Cuidando de repolhos perpétuos

O repolho perpétuo é particularmente resistente e requer poucos cuidados. Cresce silenciosamente sem precisar de muita manutenção. Exceto a rega!

  • Regue com bastante regularidade , sem molhar a folhagem, para manter o solo fresco, especialmente em períodos de ondas de calor e seca
  • Cobertura morta para limitar a rega
  • Enxada para arejar o solo, eliminar ervas daninhas e facilitar a penetração da água
  • Traga um pouco de composto ou esterco bem podre no outono
  • Passe manteiga na base do repolho para permitir que o repolho Daubenton crie raízes bem.
  • Proteja contra ataques de lesmas e caracóis com uma barreira anti-lesmas.

Como e quando colher o repolho Daubenton?

O repolho perpétuo é colhido folha por folha , conforme a necessidade. Simplesmente quebre-os no pecíolo.

A colheita ocorre em setembro e até novembro , aproximadamente seis meses após o plantio, depois de março a maio , dois períodos em que as folhas estão tenras. No entanto, podem ser colhidos durante todo o ano, mesmo que no verão sejam mais amargos.

Como multiplicar você mesmo?

Choux Daubenton

Com uma longevidade em torno de 4 a 7 anos , pode ser interessante propagar o seu próprio repolho. Principalmente porque essa multiplicação é muito fácil. E pode até ser feito sem a sua intervenção. Na verdade, o repolho Daubenton tende a formar camadas espontaneamente . Basta pegar alguns brotos e transplantá-los para outro lugar da horta.

Você também pode propagar o repolho Daubenton cortando . Basta pegar um caule de cerca de dez centímetros e plantá-lo em um vaso com substrato leve. Finalmente, você tem que transplantar no verão.

Coisas que você deve saber sobre o repolho perpétuo

Por nome comum  : chou Daubenton, chou perpetuel, chou vivace, chou branchu

  • O repolho Daubenton (em homenagem a um famoso botânico do final do século XVIII) é uma planta vegetal perene. A sua folhagem é, portanto, perene e resistente até –15°C.
  • É um repolho que não possui maçãs, mas produz folhas com bordas serrilhadas, geralmente azuladas para a espécie-tipo. Ao colher as folhas estimulamos a produção de novas!
  • O repolho Daubenton pode atingir 1 m de altura e possui hábito arbustivo. É por isso que é possível integrá-lo num maciço. Principalmente se você escolher a variedade ‘Popof’ que oferece folhas verdes com bordas creme
  • As folhas da couve perpétua são consumidas cruas ou cozidas, como as da couve ou da couve lombarda . Eles têm um leve sabor de brócolis.