

A rosa de Damasco é uma antiga roseira da Síria que foi objeto de múltiplas hibridizações durante o século XIX. Reconhecida desde a antiguidade pelo seu perfume cativante, Rosa × damascena é uma roseira particularmente popular nos setores de perfumaria e cosméticos.
Suplantadas pelas modernas roseiras remanescentes, hoje encontramos menos variedades de roseiras damascenas nos nossos jardins, embora as suas pétalas continuem a ser utilizadas para o fabrico de essência de rosa e água , mais particularmente em Marrocos.
A roseira damascena em resumo
Nome latino : Rosa × damascena
Nome comum : Rosa damascena
Família : Rosaceae
Origem : Síria
Altura : 1 a 2 m
Porte : ereto
Floração : junho a novembro
Roseira perene : dependendo da variedade
Cor da flor : rosa ou branca
Plantio : Janeiro a Abril e Setembro a Dezembro
Exposição : ensolarado
Resistência : -15°C
Solo : todo, fértil, fresco e profundo
Uso : ornamental, perfumaria, cosméticos, culinária
Descrição e cultivo da roseira damascena
As rosas de Damasco formam arbustos de hábito ereto e ramos vigorosos e espinhosos, que podem atingir altura entre 1 e 2 m.
A sua floração depende principalmente da variedade, oferecendo geralmente rosas de pequeno a médio porte, duplas a muito duplas e agrupadas em buquês. Estas flores emanam uma fragrância inebriante que classifica Rosa × damascena entre as roseiras mais perfumadas que existem. Sempre dependendo da variedade observada, a rosa de Damasco oferece uma ampla gama de tons de rosa , que podem ir até o branco .
Nota: apenas Rosa ×damascena ‘Quatro estações’ oferece floração repetida, ou seja, que se renova ao longo do verão.
Fáceis de cultivar , as roseiras damascenas são geralmente bastante resistentes , pois resistem a temperaturas médias em torno de -15°C, desde que instaladas ao sol .
Algumas variedades de rosas de Damasco
Rosa x damascena ‘Quatro estações’
A roseira damascena ‘Quatro estações’ produz flores semi-duplas de 7 cm de diâmetro, muito perfumadas e de cor rosada. Uma floração repetida que vai de junho a novembro. Observe que suas flores não são adequadas para fazer buquês, pois suas pétalas caem rapidamente.
Rosa x Damascena ‘Trigintipetala’
De junho a julho, a rosa Kazanlik produz uma abundância de flores semiduplas, de 7 cm de diâmetro, de cor rosa claro com centro dourado. Flores com aroma adocicado persistente, utilizadas na Bulgária para a produção de essência e água floral. É uma variedade que resiste bem ao calor.
Rosa x damascena ‘Rosa o Resto’
A ‘Rose de Rescht’ produz em abundância, e até novembro, pequenas flores de 6 cm de diâmetro com aroma frutado, cheias e duplas, em cores que vão do vermelho ao rosa magenta. Esta variedade é particularmente resistente ao frio e às doenças.
Rosa x damascena ‘Mme Hardy’
‘Mme Hardy’ produz flores duplas muito perfumadas, com 7 cm de diâmetro e um magnífico branco puro realçado por um centro verde. Esta variedade prefere solos frescos e profundos.
Rosa x damascena ‘Marie Louise’
De junho a julho, ‘Marie Louise’ produz esplêndidas flores duplas grandes, de 9 cm de diâmetro, com pétalas recurvadas de um lindo rosa profundo. Esta variedade de baixo crescimento tem caules arqueados e pouco espinhosos, bem como folhagem resistente a doenças.
Óleo essencial de rosa damascena
O óleo essencial de rosa damascena é tradicionalmente reconhecido pela sua ação regeneradora. É apreciado na cosmética orgânica e está particularmente incluído em séruns e tratamentos hidratantes antienvelhecimento, para peles secas ou maduras. Na verdade, o óleo essencial de rosa de Damasco é conhecido por sua ação no tom da pele . No entanto, é uma essência particularmente preciosa, que requer a utilização de várias toneladas de pétalas. A colheita destes últimos revela-se muito delicada e requer condições específicas para os preservar da oxidação.
Atenção: o uso de óleos essenciais requer certos cuidados, e o da rosa de Damasco não foge à regra. Pode ser usado sem riscos em todos os tipos de pele, desde que dosado corretamente .
Outros usos da rosa de Damasco
Como mencionado anteriormente, Rosa x damascena ‘Quatro estações’ continua sendo a rosa mais popular entre os perfumistas . As suas pétalas são assim destiladas para obter água de rosas de qualidade excepcional.
Além da utilização em perfumaria, a rosa damascena ‘Four seasons’, mas também a ‘Rose de Rescht’, é por vezes utilizada para fins culinários. Encontramo-los cozinhados em compotas , em pastelaria , mas também em forma de bebidas: em xaropes e tisanas .