Roseiras decorativas no inverno

roseira decorativa fruta de inverno baga

A maioria das roseiras só é atraente durante os meses de verão. Depois perdem as folhas e são podadas pouco antes do inverno. Mas há roseiras mais próximas das espécies selvagens que oferecem esplêndidas cores outonais.Eles também mantêm seus frutos decorativos até meados do inverno. Arbusto ou cipó, a sua rusticidade permite a sua integração em sebes de carácter rural, exuberante e encantador.

1- Robustez infalível

  • Têm o caráter perfumado de roseiras velhas e grandes flores isoladas em tons variados.
  • Seus galhos costumam estar repletos de numerosos espinhos.
  • Eles são extremamente robustos contra doenças comuns da roseira.
  • Não há necessidade de podá-los, razão pela qual são amplamente utilizados para separar faixas de autoestradas ou para decorar rotundas.
  • Merecem um lugar no seu jardim para iluminar um recanto escuro no inverno ou para formar uma sebe defensiva .

2- Roseiras “arbustas”

Rosier rugosa

As rosas rugosas são arbustos particularmente interessantes para a formação de sebes de separação devido ao seu carácter muito espinhoso e ao seu tamanho entre 1,50 m e 2 m. Eles também toleram pouca luz solar e solos relativamente pobres . A sua natureza sugadora permite-lhes formar sebes espessas.

  • Rosa rugosa ‘Hansa’Suas flores grandes, simples ou semidobradas, muitas vezes perfumadas, apresentam ampla gama de cores.
  • Eles se sucedem de maio a outubro para dar lugar a grandes frutos vermelho-tomate, chamados de  roseira brava , que persistem até meados do inverno e são comestíveis!
  • A folhagem áspera também assume lindos tons de outono amarelo-alaranjado .

A Rosa rugosa ‘Alba’ apresenta frutos vermelhos grandes e brilhantes que contrastam com a folhagem em relevo, que se torna amarelo dourado no outono. Suas flores perfumadas, presentes durante todo o verão, são brancas, levemente tingidas de rosa quando florescem.

Rosa rugosa 'Frau dagmar hastrup' uma urze
Rosa rugosa ‘Frau Dagmar Hastrup’

‘Frau Dagmar Hastrup’ tem flores únicas rosa claro e frutos vermelhos brilhantes em forma de urna que se destacam contra a folhagem muito escura. Com ramificação bastante densa, tende a espalhar-se (altura: 1 a 2 m).
Na faixa vermelha, ‘Madame Anthony Waterer’ tem a vantagem de ser muito perfumado. Atinge 2 m de altura.
‘Hansa’ com flores duplas vermelho-arroxeadas forma frutos vermelhos muito grandes (altura 2 m).
Amarelo não está excluído. Com a cultivar ‘Agnès’ você criará uma sebe amarelo claro que fará as delícias das suas papilas gustativas olfativas. Deixe espaço suficiente, pois tem mais de 2 m de largura e atinge facilmente 2,50 m de altura.

A rosa burnet ou rosa duna

Rosa pimpinellifolia no inverno

Rosa pimpinellifolia cresce em solos arenosos onde forma sebes inextricáveis ​​entre 20 cm e 1 m de altura. Flores solitárias peroladas com reflexos rosa e estames amarelos cobrem generosamente a folhagem verde escura muito recortada no final da primavera. No outono, os tons laranja-púrpura deste último realçam os frutos redondos e arroxeados.
A cultivar R. pimpinellifolia ‘Altaica’ (sin. ‘Grandiflora’) é mais vigorosa (1,80 m de altura) e seus frutos são bordô, quase pretos. ‘Golden Wings’ apresenta flores únicas amarelo-dourada.

3- Rosas lianas

Rosa glauca (sin. R. rubrifolia)

Rosa glauca fruta inverno

É uma roseira sarmentosa com madeira vermelho-arroxeada cuja folhagem assume tonalidades azuladas ou roxas escuras dependendo da exposição. Suas pequenas flores de rosa mosqueta levemente perfumadas têm pétalas rosa muito delicadas com manchas brancas na base. Os frutos castanho-avermelhados têm formato ovóide, com 2,5 cm de tamanho.

Plantado sozinho ou em sebe livre, o arbusto forma uma massa compacta de 1,80 m. Não exige muito da natureza do solo e da quantidade de luz solar. Sua floração ocorre de maio a junho.

Rosa filipes ‘Kiftsgate’

De vigor excepcional, seus ramos frondosos e muito espinhosos crescem 6 m em uma estação. As variações de cor da folhagem tornam-na um espetáculo em todos os momentos: vermelho cobre na primavera, verde claro no verão, terminando com uma ferrugem brilhante. Buquês abundantes de até 80 rosas brancas puras aparecem em maio-junho, seguidos por frutas vermelho-alaranjadas.
Esta roseira tolera solos pobres e mal drenados , bem como sombra parcial . Você pode fazê-lo subir em uma árvore, perto do rio. Cuidado, sua floração às vezes só aparece 3 anos após o plantio.

Rosa Moyesii

Rosa moyesii 'Gerânio'

pureza do vermelho das suas flores únicas torna-a numa roseira botânica muito procurada. Originária da China, apresenta ramos tingidos de ocre quando maduros que brotam do solo em tufos. A sua frutificação em forma de ânforas vermelhas aumenta o seu interesse.

Não perene, floresce de maio a julho nos ramos do ano anterior. Não necessitando de muita luz, é uma trepadeira ideal (3 m de altura) para florir uma cerca com pouca luz solar. Também prospera em solo pobre .