Planta aromática de aroma e sabor intensos, a salva é cultivada e utilizada principalmente nos períodos mais quentes. Poucas pessoas sabem que a planta pode continuar viva mesmo no inverno . Basta seguir algumas dicas simples e pronto: sua planta durará o ano todo sem precisar guardar as folhas no freezer.
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO -> Por que as plantas aromáticas duram pouco? Os três erros a evitar
Utilizada na cozinha para temperar saborosos primeiros pratos ou para dar sabor a deliciosos segundos pratos, a sálvia também tem propriedades calmantes para dores de estômago . A sua infusão é, de facto, utilizada para reduzir problemas de estômago, mas também para acalmar as tão temidas ondas de calor durante as últimas férias das mulheres. Tê-lo sempre em casa é, portanto, muito útil, mas não é necessário congelá-lo nem comprar muitos produtos comerciais. Com alguns pequenos cuidados, sua planta durará o ano todo.
Sábio, para tê-lo forte e exuberante mesmo no inverno: veja como
folhas de sálvia amareladas
folhas de sálvia amareladas (fonte Pixabay)
A sálvia aromática é uma planta que adora períodos quentes e amenos. Muito resistente às baixas temperaturas, a planta também pode durar o inverno se for cuidada e cuidada conforme necessário. Uma meticulosidade especial deve ser aplicada aos galhos e raízes, mas como?
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO -> Os erros a evitar no cultivo do ciclâmen e como promover seu florescimento
A primeira coisa a evitar é a estagnação da água . Na verdade, durante o inverno é aconselhável reduzir drasticamente o tempo dedicado à rega. Se a planta permanecer na água por muito tempo, poderá desenvolver fungos e posteriormente murchar. A segunda dica é manter a planta longe do vento e das correntes de ar, pois o ar excessivamente frio pode causar o ressecamento das folhas.
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO -> Plantas suculentas, os erros mais comuns a evitar para cultivá-las melhor
Na verdade, as folhas devem estar absolutamente protegidas. Um bom remédio é usar um lençol respirável que deixe passar a luz, protegendo a planta da geada. Por fim, uma etapa fundamental para a longevidade da sálvia é a poda . Isso deve acontecer duas vezes por ano: na primavera devem ser retirados os galhos secos e, após a floração, os verdes. Seguindo estes simples cuidados, a planta aromática durará mais do que você imagina.