Salgueiro: plantando e cuidando do Salix caprea

Salix Caprea - salgueiro marsault

Fácil de cultivar, o salgueiro marsault é uma árvore ideal para jardineiros iniciantes. A sua floração original e colorida irá alegrar o seu jardim assim que terminar o inverno.

Resumindo  :

Nome latino  : Salix caprea
Família  : Salicacées
Tipo  : Árvore

Porte  : Arredondado
Altura  : 8 a 12 m
Largura  : 4 a 8 m
Exposição  : Ensolarado
Solo  : Não calcário, profundo, húmido
Robustez  : Resistente até -15 °C

Crescimento  : Rápido – Folhagem  : Decídua –  Floração  : Primavera

Apresentação do salgueiro marsault

Nomes comuns  : Salgueiro, Salgueiro-cabra, Marsault

Saule Marsault - Salix Caprea

Árvore pequena ou arbusto grande, o salgueiro-marsault possui folhagem caducifólia, cujas folhas elípticas medem 10 cm de comprimento e 5 cm de largura. Sua borda ondulada também pode ser ligeiramente dentada. Por fim, sua cor é verde escuro na parte superior e cinza no verso.

Como outros salgueiros , Salix caprea é uma árvore dióica . Isso
significa que existem pés masculinos e pés femininos. As flores masculinas aparecem na forma de amentilhos cinza e amarelos. As fêmeas, por outro lado, são cinzentas e sedosas. Uma vantagem significativa é que a floração do salgueiro marsault é muito popular entre os insetos polinizadores , graças às suas flores produtoras de mel e néctar.

Para pequenos jardins, existe uma variedade anã: o salgueiro-chorão ( Salix caprea ‘Pendula’). Suas dimensões não ultrapassam 2,50 m e seus amentilhos machos prateados, aparecendo antes das folhas, são particularmente decorativos.

Cabra Plantation du Willow

Se os salgueiros são capazes de se adaptar a quase todos os tipos de solo , o salgueiro marsault tem uma clara preferência por solos não calcários, profundos, húmidos e bem drenados.

Quando plantar o salgueiro marsault?

Salix caprea sendo resistente e apreciando a umidade, é melhor plantá-lo no início do outono .

O plantio na primavera é possível, mas a rega deve ser monitorada especialmente.

Como plantar?

  • Faça uma cova de plantio de pelo menos 60 cm em todas as direções.
  • Comece a preencher o buraco com uma mistura de terra de jardim e terra para vasos.
  • Remova o vaso da raiz e solte delicadamente algumas raízes dele.
  • Instale o salgueiro marsault de forma que o colar fique no nível do solo.
  • Preencha a cova de plantio embalando-a bem.
  • Regue abundantemente.
  • Aplique uma camada de cobertura morta natural com pelo menos 4 a 5 cm de espessura, como casca de pinheiro .

Conselho inteligente  : se o tronco da árvore lhe for adequado, não hesite em estacá -lo , para apoiar o seu crescimento e protegê-lo das investidas do vento.

Cuidado com o salgueiro marsault

Os primeiros anos de desenvolvimento, e durante os períodos de seca, se oas folhas do salgueiro marsault começam a murchar, regue regularmente .

Então, a espessura da cobertura irá diminuir com o tempo e a decomposição. No inverno, faça um pequeno acréscimo para compensar essa perda. Quando o seu salgueiro marsault crescer bem, a operação não será mais necessária.

Podando o salgueiro marsault

A poda pode ser realizada no início do crescimento, para estruturar a árvore . Posteriormente, galhos incômodos ou perigosos podem ser cortados sem nenhum problema. Na verdade, os salgueiros não temem podas pesadas . No entanto, estes desfiguram a árvore. Portanto, é preferível agir em passos pequenos e regulares.

Multiplicação

A natureza dióica do salgueiro-marsault torna complicada sua propagação por sementes. Assim, é mais simples proceder ao corte em madeira semi-endurecida no final do verão ou em madeira dura no inverno.

Doenças e pragas

Pulgões e lagartas são os principais inimigos do salgueiro marsault. Em relação às doenças, deve-se monitorar a ferrugem , assim como a antracnose causada pelo fungo Drepanopeziza sphaerioides .

Usos do salgueiro marsault

Abelha salgueiro marsault

Salix caprea pode ser instalado sozinho no jardim, ou decorar um lago ou fonte de água .

Com as suas dimensões bastante reduzidas, o salgueiro-marsault pode até constituir o elemento central de uma massa arbustiva . Deve então ser colocado em segundo plano, acompanhado de arbustos menores como: