Salsa venenosa: quando esta planta pode fazer mal à saúde

Nos últimos meses, o Jardim Botânico Wandsbek, na Alemanha, elaborou uma lista de plantas potencialmente perigosas para a saúde e que talvez você nunca esperaria encontrar incluídas. Entre estes incluímos o oleandro, a papoula e a tulipa, bem como a batata. Este último contém solanina, substância tóxica presente quando o tubérculo está verde.

Em primeiro lugar no ranking, porém, está uma planta que é praticamente a mais utilizada em todas as cozinhas: estamos falando da salsa , cujo perigo talvez fosse desconhecido pela maioria. Mas neste momento precisamos esclarecer as coisas e não nos deixar influenciar.

Que parte da salsa é realmente venenosa?

Óleo de salsa
Óleo de salsa (Orizzontenergia.it)

Há um aspecto que deve ser considerado: quando falamos de plantas perigosas encontradas na Itália, a salsa nunca está incluída. Então, por que a salsa é listada como a planta mais venenosa do mundo na Alemanha? A verdade é que a toxicidade diz respeito principalmente às sementes, e não às folhas que realmente têm efeitos benéficos evidentes .

As sementes da salsa, que é uma planta bienal, contêm um óleo chamado apiolo: quem é alguns anos mais velho provavelmente já sabia disso. Na verdade, antes de a Itália legalizar o aborto, o óleo de salsa era usado clandestinamente para interromper a gravidez. Na prática, o apiolo atua nas fibras musculares lisas da bexiga, intestino e útero.

Segundo o que está cientificamente documentado, esta parte da salsa é particularmente perigosa porque é tóxica e provoca reações alérgicas e danos nos rins e no fígado se ingerida em grandes quantidades. Resumindo, se você consumir apenas as folhas não há muito com que se preocupar.

Quais são as contra-indicações da salsa?

Contra-indicações da salsa
Contra-indicações da salsa (Orizzontenergia.it)

Como já foi mencionado, os efeitos benéficos da salsa são claramente evidentes e conhecidos e têm sido amplamente descritos, embora talvez nem todos conheçam as suas contra-indicações. Apesar de ser rica em antioxidantes, o uso excessivo da salsa ainda não é recomendado , pois pode causar efeitos colaterais como anemia e problemas hepáticos. As mulheres grávidas também não devem comê-lo, pois pode causar contrações uterinas e sangramento.

Voltando ao apiolo, além de ser tóxico se ingerido, também faz mal à pele : o óleo de salsa pode, de fato, causar erupções cutâneas e aumentar a sensibilidade da pele ao sol. Por fim, a salsa, que contém ácido oxálico, não é recomendada na presença de sintomas de certas doenças, que podem piorar.

Cães e gatos: podem comer salsa ou não

Salsa para cães e gatos
Salsa para cães e gatos (Orizzontenergia.it)

A salsa, junto com o alho-poró, a chalota e a cebola, sempre foi considerada um alimento prejudicial à saúde dos animais de estimação, mas será mesmo? Mais uma vez, a resposta está no meio, ou seja, nossos animais de estimação geralmente podem comer essa planta, mas é preciso tomar precauções. Ou seja, cães e gatos não devem exagerar no consumo excessivo.

Contendo muitas vitaminas, uma pequena quantidade pode ser benéfica, enquanto em excesso pode causar problemas. Entre os efeitos colaterais da salsa em cães e gatos estão convulsões e fotossensibilidade, mas não só. A salsa primaveril, mesmo em pequenas quantidades, pode ser tóxica, além disso o apiolo faz mal aos animais, assim como faz mal ao homem.