As hortênsias são flores maravilhosas e explosivas. Eles são conhecidos por terem formato de bola e muitas pétalas. As hortênsias também podem vir em cores diferentes. Rosa, azul, roxo, branco, etc.
Neste artigo veremos como cuidar desta planta maravilhosa.
O que fazer ao plantar uma hortênsia
A hortênsia, principalmente se ainda muito jovem, adora ser regada regularmente durante o primeiro ano de vida. No verão também é possível regar mais de uma vez ao dia. Basta que a operação seja realizada com cuidado.
Desde o início da estação quente, a partir de junho, podemos regar a hortênsia diariamente com uma quantidade de água em torno de 5/8 litros por exemplar , principalmente em caso de seca. Mas embora a hortênsia adore ser regada, a água não é a solução definitiva para a exposição excessiva ao sol , pois as flores secariam rapidamente.
As hortênsias adoram o sol, mas não a exposição prolongada à luz direta. Na verdade, esta linda planta só deve ficar exposta algumas horas por dia, caso contrário corremos o risco de queimar as folhas e pétalas.
Quando podar uma hortênsia
As operações de poda devem ser realizadas no início da primavera. É necessário proceder ao corte de todos os ramos mais antigos e que se apresentam desgastados e fracos. Porém, não é aconselhável cortar os ramos desde a base, pois poderíamos comprometer a floração posterior. .
Para fortalecer a hortênsia, é necessário cortar cerca de um terço das folhas velhas para provocar o estímulo que produz novos ramos.
Fertilize a hortênsia
Como as hortênsias florescem entre a primavera e o verão, elas podem ser fortalecidas com um fertilizante específico. O produto mais adequado é o de plantas acidófilas de liberação lenta. e pode ser administrado a partir do início da primavera em correspondência com o mês de março.
Se a hortênsia for plantada em solo com características de neutralidade ou alcalinidade, deve ser tratada com produtos específicos à base de sulfato de ferro entre o final do inverno e início da primavera. Lembre-se, porém, que às vezes o ferro não é absorvido pela planta ou que as folhas começam a apresentar sinais de clorose. Esta é uma condição patológica que pode comprometer tanto a folhagem quanto a floração.
Cultivo de hortênsias em vasos
A hortênsia é um tipo de arbusto que cabe tanto no jardim quanto em vasos em casa . E mesmo nesse caso, dentro de casa, as regras devem ser seguidas para mantê-la exuberante. Os vasos para abrigar as hortênsias devem ser amplos e colocados em espaços arejados, de forma a garantir regularidade, floração regular e esplêndida.
Mesmo dentro de casa, as hortênsias precisam de um local ensolarado, regas e fertilizantes ricos em nutrientes para garantir sua longevidade e floração .
As hortênsias são plantas robustas, suportam até geadas , mas não suportam o calor. A temperatura ideal para o seu crescimento é em torno de 18 graus.
Se quiser cultivar hortênsias em casa, basta colocar o vaso perto de uma janela, mas longe de fontes de calor.