Skimmias podem ser plantadas em qualquer época do ano, mas evite plantar quando o solo estiver congelado, encharcado ou extremamente seco.
Tenha cuidado com plantas em vasos bem amarradas, especialmente aquelas que foram “forçadas” a produzir frutos, pois geralmente demoram muito para se estabelecerem – muitas vezes não se estabelecem bem – quando plantadas.
Cave sobre a área de plantio, incorporando bastante matéria orgânica – como composto, mofo ou esterco bem podre.
Cave um buraco de bom tamanho, grande o suficiente para acomodar facilmente a raiz.
Coloque a raiz na cova de plantio e ajuste a profundidade de plantio para que ela seja plantada na mesma profundidade em que estava crescendo originalmente e o topo da bola fique nivelado com a superfície do solo.
Misture mais matéria orgânica com o solo escavado e preencha a cova de plantio.
Regue bem, aplique uma alimentação granular geral no solo ao redor da planta e adicione uma cobertura morta de 5 a 7,5 cm de profundidade de composto de jardim bem podre ou casca ao redor da zona da raiz.
Sugestões de locais de plantio e tipos de jardins: Canteiros e canteiros, pátios, recipientes, jardins urbanos e de quintal, jardins caseiros e informais, jardins florestais.
Como cuidar da skimmia
Skimmias são muito fáceis de cuidar e raramente requerem muito cuidado e atenção uma vez estabelecidas.
Regue bem as plantas durante o primeiro ano ou mais, enquanto elas se estabelecem.
Posteriormente, as plantas no solo podem necessitar de ser regadas durante períodos prolongados de tempo muito seco, ou mais frequentemente se o solo for muito leve e muito bem drenado.
Alimente a cada primavera com um fertilizante granular balanceado para plantas. Aqueles adequados para camélias e rododendros são uma boa escolha, principalmente em solos alcalinos.
Aplique cobertura vegetal ao redor das plantas na primavera com uma camada de matéria orgânica de 5 a 7,5 cm de espessura, como composto, casca compostada ou esterco bem podre.
Certifique-se de que a cobertura seja mantida longe da base das hastes.
As plantas raramente precisam de poda, mas se necessário, isso deve ser feito na primavera, após a floração.
Remova os caules indesejados, cortando bem dentro da copa para esconder as pontas cortadas. A poda impedirá que as variedades femininas produzam frutos no inverno seguinte.
skimmia
Skimmia: Plantando em vaso
Ao plantar Skimmia em um recipiente, é melhor lembrar que a planta pode durar facilmente doze e vinte anos.
Pensando nisso, escolha um bom recipiente que tenha uma boa aparência durante todo esse tempo e que também seja resistente ao gelo.
Nossa escolha seria um vaso simples de terracota, pois a cor contrasta bem com a folhagem. Depois de alguns anos, o vaso envelhecerá com líquenes e outras manchas verdes/marrons e isso dará um toque original ao conjunto.
Plante em vasos cheios de composto ericáceo (solo de urze) para corrigir a acidez do solo. Alimente em março e agosto com alimentos vegetais e água quando as condições estiverem secas. Isto será necessário com mais frequência de junho ao início de setembro.
A água da chuva é preferível à água da torneira quando se trata de Skimmias . A água da torneira é muitas vezes demasiado alcalina e é preferível água ligeiramente ácida.
A água de um tanque de água é a solução ideal para quase todas as plantas cultivadas em vasos.
Podar levemente após a floração para manter a forma e o tamanho.
Skimmia é completamente resistente à geada e sobrevive a invernos rigorosos, mesmo quando cultivada em recipientes.
Para maior segurança, movemos nosso Skimmia cultivado em contêineres para perto de casa, de novembro até o final de fevereiro. Isso fornece alguma proteção contra ventos fortes e a casa protege sua planta da geada.
Skimmia: pragas e doenças
Skimmias são plantas muito saudáveis e raramente sofrem de pragas ou doenças. Uma praga que às vezes ocorre é o ácaro-aranha.
Na verdade, um Skimmia saudável não será seriamente afetado por essas pragas e é melhor ignorá-lo. Se você notá-los nas folhas, uma forte pulverização de sabonete inseticida matará a maioria deles.
Os caracóis muitas vezes gostam de mordiscar as folhas de Skimmia e, depois de uma primavera chuvosa, podem causar danos significativos.
A solução mais simples para os danos dos caracóis é removê-los regularmente. Para mais informações sobre caracóis, consulte o nosso artigo: Caracóis e Lesmas, como tirá-los do jardim?
japonesa
Skimmia: folhas amarelas
Um problema comum com Skimmia é o amarelecimento das folhas.
Na maioria dos casos, isso ocorre porque a planta não consegue absorver nutrientes porque o solo é muito alcalino. A solução é suplementar com composto ericáceo (solo de urze) e alimentar com alimentos vegetais para plantas que gostam de ácidos.
Um saquinho de chá usado na superfície do solo também faz maravilhas para tornar o solo um pouco mais ácido.
Se o seu Skimmia estiver crescendo em solo ácido, mas as folhas ainda estiverem amarelas, pode ser uma deficiência de magnésio.
Isto pode afetar uma grande variedade de plantas e Skimmias não são exceção. A solução é simples: adicione a quantidade certa de sais de Epsom ao solo ao redor da planta.
Você deverá notar uma diferença depois de alguns meses, principalmente na folhagem nova.
Uma pesquisa rápida em seu mecanismo de busca favorito (“Sais e ervas de Epsom”) trará vários produtos para jardineiros para combater a deficiência de magnésio. Apenas certifique-se de comprar um para plantas, pois também é usado para cavalos e a dosagem será muito diferente!
Siga as instruções da embalagem e não aplique muitos sais de Epsom, pois muito também pode causar problemas.
A causa final do amarelecimento das folhas de Skimmia é o excesso de sol. Skimmias preferem condições de sombra parcial, sol pleno o dia todo, especialmente em áreas mais quentes, não é sua situação preferida.
Com Skimmias cultivadas em recipientes a solução é simples, mova o recipiente para uma posição mais sombreada.
Se a planta estiver crescendo em uma borda, a única solução é desenterrá-la e movê-la.
Skimmias são plantas resilientes e podem ser movidas com grandes chances de sucesso. A melhor época para movê-lo é no final do outono, mas antes que cheguem as geadas.
Se a planta for muito grande para ser movida, poda-a na primavera e depois mova-a no outono, não poda no outono.