

Há muito negligenciada em favor da sua “prima” a clementina, a tangerina começa a regressar aos nossos jardins.
Resumindo :
Nome latino : Citrus reticulata
Família : Rutaceae
Tipo : Árvore frutífera, cítrica
Crescimento: Lento
Altura : 2,5 a 4 m – Largura : 1 a 1,50 m
Exposição : Ensolarado
Solo : Rico, leve, pH ácido a neutro, fresco e bem drenado
Robustez : Semi-resistente (-5 °C)
Folhagem : Perenifólia – Floração : Primavera – Colheita : Outono/inverno
Apresentação da tangerineira
Nome comum: Mandarinier
Sinônimos : Citrus tachibana , Citrus unshiu , Citrus nobilis , Citrus deliciosa
A tangerina , às vezes chamada de limoeiro reticulado ou Vangassaye na Reunião, é uma árvore frutífera nativa da Ásia e introduzida na Europa no início do século XIX.
Como todas as frutas cítricas, sua folhagem é perene. Suas folhas têm silhueta oval e apresentam um lindo verde escuro, brilhante na parte superior e fosco na parte inferior.
Assim como o yuzu , os caules da tangerina às vezes podem estar cobertos de espinhos.
Na primavera desabrocham flores brancas e muito perfumadas. Seguem-se os frutos alaranjados, redondos e ligeiramente achatados.
Você sabia ?
Pouco a pouco destronada pela clementina , a tangerineira está, no entanto, na origem desta. A clementina é, na verdade, um híbrido resultante do cruzamento entre a tangerina e a laranja. A baixa presença de sementes em seus frutos lhe valeu o sucesso, em detrimento de sua “irmã mais velha”.
Leia também:
- Tudo o que você precisa saber sobre frutas cítricas
- Você sabe a diferença entre clementina e tangerina?
Plantação de Citrus reticulata
Não é novidade que a tangerineira precisa de sol para se desenvolver, florescer e frutificar. É também uma planta fria e, fora da Côte d’Azur e da Córsega, é melhor cultivada em vasos. Isso permitirá que você o proteja quando o frio chegar.
Quanto ao solo , deve ser leve, rico em húmus, fresco e bem drenado. Seu pH também é importante e não deve ser alcalino (maior que 7).
Por fim, o último ponto importante, a tangerineira não gosta do vento que tende a secar a terra, ou mesmo danificar as folhas e frutos. Portanto, você precisará fornecer um espaço protegido .
Quando plantar a tangerineira?
Devido à sua baixa robustez e ao período de repouso vegetativo que se estende de outubro a fevereiro, é bastante recomendável plantar a tangerineira na primavera ou mesmo no verão.
Se você mora em uma região com invernos amenos, é possível cultivar a tangerineira no solo. Caso contrário, é melhor plantar em vaso.
Em campo aberto
Certifique-se de que seu terreno atenda aos requisitos da tangerina . Se necessário, adicione terra para vasos ou até mesmo turfa ao solo do seu jardim.
Para melhorar a drenagem , não hesite em colocar também bolas de argila no fundo da cova de plantio.
Tangerina em uma jarra
Comece escolhendo um recipiente grande o suficiente para permitir o desenvolvimento adequado das raízes. Também deve ser dotado de sistema de drenagem . Finalmente, evite vasos de terracota que tendem a secar o solo muito rapidamente.
Antes de encher o recipiente, coloque uma camada de drenagem (bolas de argila ou cacos de cerâmica) no fundo, sem tapar os furos.
Para o substrato , faça uma mistura composta por 30% de terra de jardim, 30% de terra para vasos e 30% de turfa. Para os 10% restantes complete com pozolana ou perlita.
Por fim, para simplificar a rega, deixe alguns centímetros entre o topo do recipiente e a superfície do substrato.
Dica inteligente: Seja no vaso ou no solo, a aplicação de uma camada de cobertura morta natural , como casca de pinheiro, ajuda a manter uma certa umidade no solo, ao mesmo tempo que limita o aparecimento de ervas daninhas.
Árvore mandarim: manutenção e multiplicação
O crescimento lento da tangerineira torna desnecessária a poda (além dos incômodos galhos). Por outro lado, como todas as frutas cítricas, é gananciosa e suas necessidades de fertilização são significativas. É por isso que você precisará adicionar fertilizante duas vezes por mês. Prefira fertilizantes de decomposição lenta; eles darão tempo à tangerineira para assimilar os nutrientes gradativamente. Os fertilizantes líquidos tendem a ser lavados pela água de irrigação antes de serem usados pela planta.
Regar a tangerineira:
A rega também é importante para a árvore frutífera. O solo deve estar sempre úmido, sem encharcar. As contribuições devem, portanto, ser moderadas, mas regulares: não deixar o solo secar entre duas regas. Este conselho é ainda mais verdadeiro para assuntos em contêineres.
De outubro a fevereiro, durante o repouso vegetativo, reduza as regas e interrompa as aplicações de fertilizantes. Lembre-se também de passar o inverno na sua tangerineira, seja protegendo-a com uma cobertura de inverno, se estiver no solo, ou levando-a para um local claro e fresco, onde a temperatura não exceda 10 a 15°C.
Por fim, a tangerineira em vaso ou recipiente deve ser replantada a cada 2 a 3 anos; tanto para dar mais espaço para suas raízes, quanto para renovar o substrato.
Multiplicação:
Crie novas plantas de tangerina usando estacas semi-caule no final do verão ou camadas no início da primavera.
Semear é possível na primavera e a pelo menos 16°C. No entanto, o resultado será mais longo e incerto. Na verdade, as plantas provenientes de sementes não reproduzirão necessariamente as mesmas características da planta original e levarão quase 10 anos para frutificar.
Doenças e pragas da tangerina:
Bastante resistente, a tangerineira não parece ser afetada por doenças. Pode, no entanto, ser atacada por cochonilhas , pulgões , moscas brancas e aranhas vermelhas .