
A limpeza do cólon está na moda nos últimos anos, pois é vista como uma forma de desintoxicar o corpo.
Os métodos de limpeza do trato intestinal em questão, como a hidroterapia, são hoje procurados por muitas pessoas. Porém, devemos ter cuidado para não nos deixarmos levar pela popularidade, pois são procedimentos que podem trazer riscos.
Pelo contrário, beber produtos naturais todas as manhãs assim que acordar ajudaria a limpar do zero o trato terminal do sistema digestivo . Vamos descobrir mais sobre esta importante parte do nosso corpo.
Qual é o cólon?
O cólon é um órgão oco do sistema digestivo localizado no final do intestino grosso. Sua principal função é extrair água e nutrientes de restos alimentares não digeridos e armazenar fezes no reto até serem eliminadas do corpo.
Além disso, esta parte final do sistema digestivo é a última parte do sistema digestivo a processar os alimentos depois que a maioria dos nutrientes já foi absorvida pelo corpo.
Quão importante é ter um “cólon” limpo?
Manter um cólon limpo é importante por vários motivos. O cólon, ou intestino grosso, é uma parte importante do sistema digestivo porque ajuda a remover os resíduos do corpo.
Quando o cólon fica obstruído com matéria fecal acumulada, vários problemas podem ocorrer, incluindo prisão de ventre, distensão abdominal, ganho de peso, doenças do cólon e até doenças cardíacas.
Além disso, um cólon limpo pode melhorar a absorção de nutrientes pelo corpo, ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde do sistema imunológico.
Existem várias maneiras de manter um cólon limpo, incluindo uma dieta rica em fibras , exercícios regulares, ingestão de probióticos e limpeza intestinal periódica, por meio de métodos como enemas ou irrigação do cólon.
É importante consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de limpeza para garantir a segurança e eficácia do método escolhido.
Métodos maduros para limpar o trato final do sistema digestivo
A boa notícia é que existem outras maneiras de limpar o cólon sem recorrer a terapias invasivas.
São remédios caseiros que visam limpar esta parte do nosso intestino, de forma natural, ajudando a desintoxicar e limpar o corpo, o que, como sabemos, é algo que o corpo já faz por conta própria.
No passado, as sementes de abóbora eram usadas para matar parasitas intestinais; as sementes eram ingeridas em pó ou chá. A ação antiparasitária estava ligada à presença da “cucurbitina”, que causa alterações degenerativas nos órgãos reprodutivos dos platelmintos parasitas.
Para preparar a lavagem vegana de sementes de abóbora precisamos:
- 120 g de sementes de abóbora, o equivalente a uma xícara
- 750 ml de água,
- 1/4 colher de chá de açafrão,
- 1/4 colher de chá de gengibre em pó
- a ponta de uma colher de chá de pimenta,
- 1 colher de chá de mel.

Mergulhe as sementes de abóbora em uma tigela durante a noite . Pela manhã vamos filtrar a água com uma peneira e colocar as sementes amolecidas no liquidificador com 750 ml de água, o equivalente a três xícaras.
Depois de misturar tudo bem, essa lavagem vegana é filtrada nesta extremidade do sistema digestivo, por meio de peneira e pano de algodão. Em seguida, esprema todo o conteúdo da gaze na tigela e beba o líquido vazado na proporção de: 1/2 xícara por dia durante 7 dias.