Truque do jardineiro para regar as plantas durante as férias

Para que prosperem e durem muito tempo, as plantas precisam de rega regular. A água é um elemento vital que não só mantém as plantas hidratadas, mas também transporta nutrientes do solo para as células vegetais. Dito isso, na hora de se preparar para uma viagem, a questão de regar as plantas passa a ser uma preocupação, principalmente quando se tem plantas tropicais que apreciam a umidade.
Você decide tirar férias, mas pensa nas suas plantas que correm o risco de desidratar na sua ausência! Não entre em pânico, existe uma solução simples e eficaz que pode mantê-los vivos até o seu retorno. Nós contamos tudo para você.

É possível regar as plantas mesmo se você for de férias
Para evitar que as plantas ressequem e mantê-las hidratadas mesmo nas férias, pode usar lã embebida em água.

A dica dessa vovó é colocar um recipiente com água bem acima do seu vaso de planta , como em uma cadeira. Regue a planta primeiro. Em seguida, coloque uma ponta do fio no recipiente até tocar o fundo e a outra ponta na terra do vaso. A planta poderá se hidratar graças ao fio de lã que liga o recipiente ao vaso.

Observe que você pode substituir o fio por um fio esticado ou tubo de plástico, certificando-se de que a extremidade do tubo toque o fundo do recipiente de água.

Quais são algumas outras dicas para regar as plantas enquanto estivermos fora?
Para poder viajar tranquilo sabendo que não faltará água para suas plantas, outras dicas podem te ajudar a mantê-las hidratadas.

Regue as plantas com um sistema de irrigação por gotejamento
Garrafas plásticas para regar plantas
Para montar um sistema de irrigação por gotejamento, pegue uma garrafa grande de água e desparafuse a tampa para fazer um pequeno furo no centro. Em seguida, encha a garrafa com água, recoloque a tampa e plante a garrafa, de cabeça para baixo, no solo, perto das plantas. Lembre-se de que você precisará de uma garrafa de 1,5 litro para seus vasos de plantas e de um recipiente de 5 litros para plantas de jardim ou vegetais. Esta irrigação por gotejamento é um método de irrigação eficiente e econômico para manter as plantas hidratadas enquanto você estiver fora. No entanto, é aconselhável instalar este regador alguns dias antes da partida, para verificar o fluxo da água e certificar-se de que o diâmetro do orifício da tampa é adequado.

Use água em gel para regar suas plantas durante as férias
Os sachês de água em gel são uma boa alternativa para regar as plantas. Estas saquetas disponíveis em centros de jardinagem contêm água solidificada. A água congelada é colocada na terra. Ele se liquefaz lentamente e é isso que permite regar as plantas gradativamente. Você pode colocar um ou dois sachês no solo do vaso de planta, dependendo da necessidade de irrigação. Observe que um sachê de água com gel pode durar até um mês.

Plantas em vasos verdes.
Use as pedras de barro para regar as plantas enquanto estivermos fora
Seixos de argila são muito úteis para as plantas. Colocados no fundo do vaso, promovem a drenagem e arejam o substrato para que as raízes se desenvolvam melhor, além de manterem a umidade do solo. Dito isso, antes de viajar, cubra a superfície do solo de seus vasos de plantas ou floreiras com seixos de argila. Eles limitarão a evaporação da água e manterão o solo úmido.

Além dessas dicas, existem algumas medidas a serem tomadas antes de viajar. Na verdade, é aconselhável levar as plantas de casa para a sombra, para que o sol não as resseque, sem privá-las da luz do dia. Você também pode manter suas plantas em um local fresco como o banheiro , desde que tenha janela e seja claro. Além disso, quando se trata de plantas no jardim, pense em remover ervas daninhas e flores murchas antes de sair para manter suas plantas com melhor saúde. Se você tiver vasos colocados do lado de fora e não puder movê-los, é aconselhável aplicar cobertura morta no solo. A cobertura morta é um regulador térmico natural que ajuda a manter o solo úmido e espaçar a irrigação.

Graças a essas diversas dicas, suas plantas não correrão o risco de ficar sem água ou murchar. Você poderá viajar com total tranquilidade.