Muitas vezes pouco conhecida pelos iniciantes na jardinagem, mas definitivamente reconhecível pela indiscutível forma trepadeira dos seus ramos, a madressilva revela-se um vegetal com capacidades indiscutíveis, bem como pelas flores com uma forma decididamente particular e um aspecto reconhecível.
Tudo sobre madressilva: aqui está a planta conhecida por suas lindas e perfumadas flores
A família das madressilvas identifica mais de 200 espécies que são muito diferentes na sua capacidade de relacionamento com os habitats e, embora existam variantes nativas na Europa, no Médio Oriente e no Extremo Oriente, quase todas são adaptáveis aos contextos em que eles fazem parte. da nossa forma climática.
É uma trepadeira, muito robusta e vigorosa no seu estado nativo, capaz de se adaptar a quase qualquer tipo de suporte e também pode ser um bom agente “estético”, pois pode reavivar eficazmente uma varanda nua.
As variantes presentes no mercado italiano podem ter diversas tendências, ou seja, desenvolver vinhas em quantidade ou actuar como um verdadeiro trepador.
A madressilva é frequentemente utilizada para desenvolver ou alimentar sebes e outras formas de vegetação muito características, até porque as flores têm uma importante produção de pólen , a planta prefere solos bem drenados e, quando possível, exposição constante ao sol, mesmo muito reto.
Os rebentos destas plantas são plantados de setembro a maio e preferem solos suficientemente drenantes, mas também capazes de reter nutrientes. É importante lembrar que a presença do sol influencia muito no crescimento e desenvolvimento das flores.