Surpreendente, incomparável, reconhecível entre mil. Obviamente estamos falando dessas fabulosas orquídeas com tons suntuosos que vão do amarelo ao rosa, passando por imaculadas pétalas brancas, roxas e salpicadas. Nós os amamos tanto que eles adornam alegremente nossas varandas e terraços. Único problema: são exigentes e difíceis de manter. Basta virar as costas e, sem avisar, essas lindas flores murcharão antes do tempo. Oh, que dor em meu coração por causa dessas folhas enrugadas e dessas raízes aflitas! Não entre em pânico, iremos orientá-lo para cuidar dele como um verdadeiro profissional!
Quais são os sintomas de orquídeas doentes?
raízes de orquídea secas
Como todas as flores, suas orquídeas não estão imunes a fungos, pragas e doenças. A menos que você os mantenha em ótima forma e fique atrás deles o tempo todo, não poderá poupá-los de nenhum inconveniente. Felizmente, se você observá-los de perto, poderá observar os sinais mais comuns e visíveis de que estão doentes ou até mesmo morrendo. Tome nota !
– Folhas Amarelas ou Marrons: Se você olhar mais de perto sua orquídea, se notar algumas folhas começando a ficar amareladas ou marrons (ou até caindo facilmente), então uma má notícia, seu estado não é dos melhores. Ou ele é vítima de uma doença, ou sua manutenção deixa a desejar. Talvez não haja água ou eletricidade? Nesse caso, você provavelmente poderá consertar antes que seja tarde demais.
– Flores murchas: Se a sua orquídea parece murcha, enrugada ou pouco saudável, este também é um sinal de alerta a considerar. Provavelmente é uma doença ou uma grave deficiência de nutrientes. Se sim, você precisa dar a ele o que ele precisa para sobreviver!
– Raízes podres: São essas as raízes que parecem estar em decomposição? Esse tipo de degradação pode resultar de doenças graves, sim, mas também da falta de drenagem adequada.
– Fraca atividade de crescimento: Da mesma forma, se a sua planta não estiver crescendo adequadamente ou florescendo muito lentamente, pode ser um sinal de doença. Mas também pode demonstrar que ele não está a receber cuidados suficientes e adequados.
Obs: caso você tenha a menor dúvida, é importante tentar identificar rapidamente a causa do problema para salvar sua orquídea in extremis. Lembre-se de que muitas doenças resultam de invasão de parasitas, falta de nutrientes adequados ou má manutenção.
Como curar uma orquídea doente com bicarbonato de sódio?
Como provavelmente já sabe, o clima também tem um papel a desempenhar. Por exemplo, as baixas temperaturas podem facilmente danificar as folhas e até as raízes – por isso, se estas devastações naturais forem associadas à falta de nutrientes e aos cuidados inadequados, não deverá ser surpreendente se as suas orquídeas sofrerem em silêncio. E não pense que apenas aumentar a rega resolverá todos os problemas. Pelo contrário, também pode ser a abundância de água que provavelmente causou o apodrecimento da parte subjacente da planta.. Mas não vamos culpá-lo ainda mais. Você já está com o coração partido ao ver suas flores neste estado lamentável. Fique tranquilo, cometer erros é humano e pode haver uma maneira de compensar com este ingrediente tão popular. É bicarbonato de sódio. Sim, este produto natural é tão versátil que sempre nos surpreende pela gama de suas propriedades benéficas. Junto com suas propriedades culinárias e de limpeza, também pode ajudar a colocar suas orquídeas de volta nos trilhos.
Mas antes de aplicá-lo, certifique-se de remover suavemente todas as raízesdanificado e as folhas enrugadas na superfície. Sim, fica triste, mas infelizmente eles já estão “mortos”, é absolutamente necessário retirá-los para que sua planta recupere a saúde. Em seguida, é necessário dissolver uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um litro de água. É esta solução que você precisará borrifar em todas as folhas restantes. Além disso, valorize este líquido, você também o usará para regar regularmente as raízes para que elas voltem à vida. Porém, tenha cuidado: esta mistura não deve ser aplicada na presença das primeiras flores, pois pode prejudicar o seu crescimento. Finalmente, lembre-se de que a rega frequente é um dos fatores-chave para manter uma orquídea saudável e próspera. Você não precisa de muito, é claro!
Você deve cortar as raízes de uma orquídea?
Corte as raízes da orquídea
Então, sejamos claros: se a orquídea perdeu as flores, você ainda precisa continuar cuidando dela como fazia antes. Porque, mesmo que já não floresça, é importante continuar a fertilizá-lo, regá-lo e dar-lhe todos os cuidados que necessita (local adequado com luz indireta e temperatura constante). Se sua orquídea floresceu uma vez por ano, talvez seja necessário esperar um pouco para que ela floresça novamente.
Por outro lado, você realmente terá que cortar o galho ou caule assim que terminar a floração. Isso ajudará a planta a se concentrar mais em seu crescimento, mas também evitará o apodrecimento e outros danos. Como fazer um tamanho perfeito? Use uma tesoura ou uma faca afiada. Corte cuidadosamente abaixo da raiz. E isso é tudo, muito simplesmente!