Para fazer suas plantas florescerem novamente, você tende a experimentar tudo o que for descoberto nas redes, mesmo os não aprovados. Atenção! Você tem que procurar alguma lógica como por que colocar limão nas orquídeas e quais resultados esperar? Diz-se que o suco de limão melhora o crescimento das plantas. Para entender e decidir é preciso conhecer as necessidades da planta e as particularidades do ácido cítrico. Vantagem ou desvantagem? Concentre-se nesta opção complicada!
Por que colocar limão nas orquídeas? Para que é usado o ácido cítrico?
Notoriamente, o ácido cítrico é permitido na produção orgânica, pois pode acidificar a água de irrigação. Além disso, é suave e seguro, mas o seu efeito é de curta duração na hidroponia.
Hoje, bem educado e dominando conhecimentos rudimentares sobre cuidados com orquídeas, me deparei com as palavras de um premiado cultivador de orquídeas da Nova Zelândia que disse que suas plantas pareciam mais verdes e pareciam ter mais vigor com a inclusão de ácido cítrico no programa nutricional de orquídeas. Escolhi um dendrobium como “cobaia” e me lancei no experimento.
Primeiro, deve-se notar que o suco de limão comprado em lojas contém ácido cítrico e ácido málico. Ambos são usados pelas plantas, mas incluir uma parte de ácido málico em dez partes de ácido cítrico é a melhor opção. O que uma orquídea prefere “comer” e por que colocar limão nas orquídeas?
Desta forma, você pode ajustar o pH da sua solução nutritiva para 5,8. Do ponto de vista hortícola, os fertilizantes populares contêm nitrogênio, fósforo, potássio e oligoelementos (NPK), mas é importante que a matéria seca das plantas seja composta por aproximadamente 95% de produtos carbonatados. Embora as plantas façam um trabalho fantástico ao fornecer CO2 e fixá-lo em produtos de carbono utilizados para o metabolismo e o crescimento, a suplementação com carbono complexo “pré-fabricado” pode melhorar drasticamente o crescimento. Por que colocar bicarbonato de sódio nas orquídeas? Pulverizado ou pulverizado, estimula a floração, assim como o ácido cítrico, que em particular é uma fonte benéfica de carbono.
Como faço minha orquídea florescer novamente?
Já escrevemos repetidamente que sendo epífitas exemplares, em seu ambiente nativo, as orquídeas produzem ácido cítrico e têm maior produção a partir do fungo endofítico natural presente em seus tecidos (como o Aspergillus niger).
O ácido cítrico é um quelante eficaz (que tem a propriedade de formar um composto solúvel e não tóxico (um quelato) de metais com um íon metálico positivo), mas não interage diretamente com os fertilizantes NPK nem os modifica, exceto que ajuda a absorver formas de nitratos de nitrogênio, fósforo, cálcio. Nesse sentido, não ocorrem alterações de pH no solo a longo prazo porque as plantas absorvem e utilizam a maior parte do ácido cítrico.
Esse processo ajuda as orquídeas a atender às suas necessidades respiratórias e a melhorar a energia celular. Finalmente, isso explica por que colocar limão nas orquídeas.
As orquídeas podem ser melhoradas com suco de limão?
Muitos dados indicam que orquídeas e outras plantas exalam e absorvem diretamente vários compostos orgânicos, como ácidos orgânicos, hormônios e enzimas. Ao fabricarem eles próprios muitos destes produtos, as plantas podem influenciar o seu ambiente.
Um dos processos para os quais as orquídeas usam ácido cítrico é manter o pH das raízes estável, bombeando exsudados de ácidos orgânicos, principalmente ácido cítrico.
Se você estiver usando um fertilizante de nitrato, você deseja ter uma baixa alcalinidade (pH) tanto no solo para vasos quanto na solução nutritiva que você usa para regar suas plantas. É aqui que você adiciona suco de limão (ácido cítrico) para ajustar o pH da solução água/nutriente para 5,8. Desta forma tentamos copiar o que a planta está tentando fazer naturalmente. Ao adicionar suco de limão, você fornecerá ácido cítrico à planta em vez de usar o seu próprio.
Como usar limão em orquídeas?
Ao misturar suco de limão com sua solução nutritiva, você ajustará o pH para 5,8. Use tiras de teste indicadoras para medir o pH. Eles devem ser calibrados regularmente, pelo menos uma vez por mês e você pode encontrá-los em qualquer loja de hidroponia de boa reputação. Misture solução suficiente para uma aplicação. Não é recomendado armazenar a solução restante para uso posterior.
Ao alimentar orquídeas, regue bem os vasos, até que a água escorra para o fundo. Sua planta também se beneficiará com a aplicação foliar da solução, as folhas são capazes de absorver ácido cítrico e alguns nutrientes.
Se você borrifar suas plantas, adicione suco de limão à água borrifada. Caso não ouse aplicar diretamente, coloque água misturada com suco de limão no pires. A orquídea vai absorver como a minha fez.
O resultado esperado: folhas verdes e vigorosas, floração abundante, uma orquídea exuberante.