Os gerânios são apreciados pela sua despretensão e bela floração. Mas mesmo esta planta fácil de cuidar precisa de cuidados. Aqui estão algumas dicas para cuidar disso.
No outono, os floristas recomendam o uso de iodo nos gerânios para estimular a planta.
Por que o iodo é bom para o gerânio?
Regue as plantas com solução de iodo uma vez por semana. O produto promove o crescimento das raízes, para que elas comecem a absorver mais rapidamente os nutrientes do solo. Isto tem um efeito instantâneo na aparência da flor.
Leia também: Maus odores no banheiro: como eliminá-los e perfumar seus banheiros?
Como o iodo afeta o gerânio?
- As folhas ficam mais carnudas e a cor mais forte.
- Os caules crescem mais rápido
- O número de surtos aumenta
- A flor desabrocha, fica mais brilhante e a cor fica mais viva.
- O tempo de floração aumenta.
Além disso, o iodo também pode ser usado como anti-séptico do solo. Previne o aparecimento de podridão radicular mas também o aparecimento de fungos, parasitas e protege a planta de doenças.
Como usar o iodo no gerânio?
Para preparar uma solução de iodo para regar gerânios, adicione 1 gota de iodo a 1 litro de água em temperatura ambiente.
Nota importante: Umedeça a terra da panela um dia antes de regar com iodo. Caso contrário, você corre o risco de danificar as raízes.
Dependendo do tamanho e da idade das flores, cada planta necessita entre 50 e 100 mililitros de solução de iodo. Tenha cuidado para não deixar cair líquido nas folhas ao regar. Se isso acontecer, use uma toalha de papel para absorver a umidade.
No inverno, regue em temperatura ambiente.
Leia também: 20 dicas para umidificar o ar da sua casa
Seu gerânio florescerá com lindas flores.
Leia também: 6 dicas para limpar perfeitamente uma máquina de lavar