Uma simples maçã pode garantir uma melhor conservação das batatas: você não vai acreditar no que vê!

As batatas são, inevitavelmente, um dos vegetais mais difíceis de armazenar. O risco de desperdício é elevado por uma razão simples. Se as batatas não forem armazenadas corretamente, elas continuam a brotar e tornam-se impossíveis de comer. Felizmente, descobrimos o segredo que os agricultores nunca revelaram ao público em geral. Trata-se de combinar maçãs e batatas.

Uma simples maçã pode garantir uma melhor conservação das batatas: você não vai acreditar no que vê!

Como tubérculos, as batatas crescem e desenvolvem suas partes comestíveis no subsolo. Uma de suas características especiais é a capacidade de se reproduzir sem a necessidade de sementes.

A germinação fora da zona natural é, portanto, bastante normal nas batatas. É por isso que eles devem ser armazenados adequadamente.

A regra básica é armazenar esses tubérculos em local escuro, seco e fresco, como é o caso da cebola. Ao favorecer estes fatores ambientais, cria-se uma barreira contra a formação de germes.

Em geral, esta condição é suficiente para garantir a conservação das batatas. Mas o que acontece se manchas verdes se formarem na pele?

O segredo dos agricultores

É quando você vê listras verdes na casca das batatas que você deve seguir este conselho da maçã. Essas manchas significam que o tubérculo está prestes a brotar.

Durante esta fase, a batata produz grande quantidade de solanina, uma substância tóxica. Se você observar essas manchas, evite comer a batata.

É neste preciso momento que se deve colocar as batatas em contacto com as maçãs. As maçãs produzem etileno, que impede o crescimento das batatas. Porém, tome cuidado para não misturar maçãs com outras frutas, pois isso estimula o seu amadurecimento.