Vapor sim ou não? Minha opinião sobre este método de limpeza doméstica

Um dos temas que hoje está na boca de todos os entusiastas da limpeza é o uso do vapor nas tarefas domésticas . O método consiste em utilizar vapor para limpar e desinfetar , sem necessidade de adição de produtos químicos e detergentes.

Este tipo de limpeza envolve a utilização de dispositivos especiais, que emitem vapor, que atua sobre os tecidos e superfícies para limpar e desinfetar de forma fácil e imediata.

Como todas as coisas, esta técnica de limpeza doméstica tem alguns lados positivos e negativos . Hoje quero analisá-los com você com base na minha experiência, para que você tenha uma ideia dos prós e contras da limpeza a vapor.

Pró

Não requer o uso de detergentes

O primeiro aspecto positivo a considerar é que a limpeza a vapor dispensa o uso de detergentes . O que, traduzido, significa muitas vantagens.

Na verdade, em primeiro lugar, você economizará muito na compra de detergentes . Assim, você não precisará mais perder tempo escolhendo e selecionando-os. E, além disso, o impacto ecológico positivo pode ser um incentivo para mudar para este novo método de limpeza.

Desinfetar

Uma das vantagens mais importantes são as altas temperaturas em que é realizada a limpeza a vapor. Na verdade, o calor elimina germes, bactérias e bolores , garantindo que as superfícies e os tecidos ficam perfeitamente desinfectados .

Penetra em rachaduras e fendas

O vapor tem a capacidade de penetrar até nos menores espaços , alcançando cantos que trapos, vassouras e outras ferramentas tradicionais não conseguem alcançar.

Este método é excelente para a lavagem de pisos, justamente porque também consegue limpar as juntas de forma eficaz e completa.

Elimina sujeira teimosa

O vapor é um excelente aliado contra sujeiras mais difíceis , pois é capaz de dissolver gorduras e até eliminar manchas de tecidos . Este aspecto não deve ser subestimado diante da escolha entre vapor sim e vapor não.

Contra

Antes de começar a listar os contras desse método, quero lembrar que o vapor pode danificar a pele , por isso é preciso protegê-la com cuidado para não se queimar.

Não é adequado para todas as superfícies

Embora existam muitos aspectos positivos na limpeza a vapor, é igualmente verdade que existem desvantagens. Uma delas é que não se adapta a todos os tipos de superfícies . Por exemplo, o vapor não é adequado para superfícies de madeira ou pintadas, antiguidades ou papel .

Além disso, a limpeza a vapor em superfícies exige a passagem de um pano seco para retirar resíduos de água , para que não permaneçam manchas de difícil remoção.

A eficácia é reduzida em alguns casos

O vapor pode não ser 100% eficaz contra certos tipos de manchas ou depósitos de calcário muito persistentes . Isto leva consequentemente à necessidade de integrar a limpeza com métodos tradicionais para obter os resultados desejados.

Tem custos elevados

O aspecto económico da questão também deve ser avaliado. Na verdade, essas máquinas de última geração , graças às quais a limpeza pode ser realizada, podem custar bastante .

Porém, deve-se considerar que a compra pode representar um investimento que se recupera ao longo do tempo. Como sublinhamos, a limpeza a vapor dispensa a utilização de detergentes e a poupança pode permitir-lhe recuperar o dinheiro gasto na aquisição da maquinaria.

Requer manutenção constante

Se você não tem paciência suficiente para cuidar do maquinário e mantê-lo para evitar a formação de sujeira e calcário que podem danificá-lo , então a limpeza a vapor não é para você. E esse é o último ponto negativo em que consigo pensar.

Com base nesta coleção de prós e contras , cada um de vocês pode tirar suas próprias conclusões. Pessoalmente, acho a limpeza a vapor muito conveniente , embora alguns aspectos exijam um pouco mais de atenção.

Espero ter sido útil para você com esta análise e que meus conselhos possam ajudá-lo a escolher se inaugura ou não um novo método de limpeza.