A hortênsia é sem dúvida um dos arbustos floridos mais bonitos para se ter em casa, não é necessário ter jardim ou espaço exterior para se dedicar a ela.
Com suas cores vivas, a hortênsia é uma planta que se presta muito bem ao cultivo em vasos.
Para conseguir uma ótima planta, você deve começar escolhendo a variedade que mais gosta e depois determinar o tipo de vaso e solo que melhor se adapta às suas necessidades. Existem certos tipos de hortênsias que requerem um vaso grande. É aconselhável usar argila ou cascalho no fundo, mas não placa, pois pode causar estagnação excessiva da água.
Leia também: Não compro mais alho na loja. Meu jardineiro me disse como cultivar em grandes quantidades.
Na hora de comprar uma hortênsia, a primeira coisa a pensar é encontrar um local agradável onde ela possa receber luz, mas também sombra.
Na verdade, como muitas outras plantas, a hortênsia não gosta de luz solar direta, mas prospera sob a luz. Uma linda área sombreada é o ideal! As hortênsias crescem bem em solo ácido, ou seja, solo com pH entre 6,5 e 4,5. Suas belas cores dependem muitas vezes da acidez do solo: aqueles que tendem para as cores rosa ou marrom preferem um pH alto de 6 ou até 7, enquanto aqueles que tendem para as cores azuis preferem um pH muito ácido, entre 4 e 5. Dependendo de a cor da sua hortênsia, experimente melhorar e mudar o solo.
No inverno não vai lhe trazer muitos problemas, mas no verão terá que ter cuidado com o calor, pois esta planta não gosta de altas temperaturas. Se você decidir manter a planta dentro de casa, certifique-se de mantê-la longe de qualquer fonte de calor também no inverno.
Você vai precisar de um pote grande com diâmetro de pelo menos 40 cm e colocar argila expandida no fundo.
Então você pode remover a planta do vaso. Você notará que tem raízes grossas. Corte as raízes antes de colocar a planta no novo vaso!
Este passo é muito importante, caso contrário a planta terá dificuldade em espalhar as raízes e morrerá rapidamente. Não coloque a planta muito fundo, mas sim alguns centímetros acima do solo (para evitar que as raízes apodreçam durante a rega).
A primeira rega deve ser abundante, depois deverá ajustar de acordo com a estação. No verão, para combater o calor, considere regar uma vez ao dia. Claro, tome cuidado para não regar as folhas para evitar doenças fúngicas que podem afetar suas plantas.
O primeiro nó a cortar quando se quer fazer um corte de hortênsia.
Em relação à fertilização, recomenda-se a utilização de fertilizante líquido, que será adicionado à água de irrigação pelo menos uma vez por semana.
Já o cultivo é feito por estacas e é bastante simples.
Como tirar mudas?
As estacas de plantas herbáceas podem ser colhidas com o crescimento verde fresco da planta (não em flor), entre junho e agosto, ou podem ser colhidas durante o período de dormência, que ocorre entre outubro e dezembro.
Neste caso, faça um corte semilenhoso.
No verão, faça o seguinte: corte a gema a uma altura de cerca de 30 cm, depois corte novamente a gema depois de identificar o primeiro nó (onde crescem as duas folhas na parte inferior); Retire também essas duas folhas e junte todas as outras com uma mão para poder cortar o topo das folhas restantes. Nesta fase o seu rebento deve ficar mais ou menos assim e está pronto para ser colocado num copo com 2-3cm de água:
Leia também: Como cultivar e cuidar da rosa de Natal?
Aqui vai uma dica para ajudar melhor a sua raiz de corte:
Use meio comprimido de aspirina efervescente! Não se esqueça de trocar a água a cada dois dias (substituindo também a aspirina), por um período de pelo menos 40 dias. Depois de alguns meses, você notará o desenvolvimento de algumas pequenas raízes; então é hora de preparar uma panela. Lembre-se sempre de que as estacas reproduzem uma planta idêntica à planta-mãe.
Leia também: Quais são as plantas ideais para cultivar no seu jardim em setembro?