
O mofo , infelizmente, realmente se espalha por toda parte! Desde as paredes da casa , passando pelo banheiro até as roupas ou pior, os sapatos !
Infelizmente, dada a grande quantidade de humidade a que os vários elementos estão sujeitos todos os dias, ocorre frequentemente o fenómeno do bolor.
Quando o encontramos dentro dos sapatos , porém, não é grande coisa, porque você corre o risco de estragar os sapatos e ter odores desagradáveis.
Como combater tudo isso? Veja como fazer um removedor de mofo para sapatos que sempre funciona!
Ingredientes
Vamos primeiro ver quais ingredientes são necessários para criar este produto totalmente natural!
- Água (meio litro)
- Cascas de 1 laranja
- Bicarbonato de sódio (2 colheres e meia de sopa)
O bicarbonato de sódio é muito eficaz na eliminação ou prevenção de mofo , por isso será útil no caso de calçados.
As cascas de laranja vão eliminar os maus odores e perfumar os seus sapatos!
Preparação
Depois de pegar todos os ingredientes, basta passar ao preparo do removedor de mofo para calçado!
Primeiro você terá que colocar meio litro de água em uma panela e depois inserir as cascas de laranja .
Ligue o fogo em fogo moderado e deixe a água ferver, depois desligue o fogo e acrescente o bicarbonato de sódio, mexendo até dissolver completamente.
Quando esfriar, transfira a mistura para um borrifador, filtrando, você também pode inserir as cascas de laranja inteiras se preferir.
Borrife o antimofo nos sapatos para evitá-lo ou coloque-o sobre um pano para remover qualquer sujeira e manchas de mofo que se formaram.
Como prevenir mofo
Depois de ter tido uma excelente ideia para preparar um composto antimofo , vamos ver como evitá-lo no calçado , para não ter que intervir depois de já ter ocorrido um dano.
- Lave os sapatos com frequência : uma quantidade mais ou menos grande de suor se acumula nos sapatos todos os dias , dependendo de quanto usamos os sapatos. Pois bem, nem sempre o suor consegue evaporar bem , por isso permanece nos sapatos, gerando mofo. Portanto, lembre-se de lavar os calçados periodicamente para restaurar a limpeza das fibras internas.
- Deixe-os secar : uma coisa muito importante para evitar mofo e nunca lavá-los de maneira errada é garantir que seus sapatos estejam secos até a última gota . Não secar perfeitamente os sapatos pode causar não só mofo, mas também maus odores devido à água que fica estagnada no interior do tecido.
- Identificar a lavagem certa : ler corretamente as instruções para lavar é fundamental e ainda mais com os sapatos! Existem alguns tipos de calçados que requerem pouca água ou que simplesmente não podem ser lavados na máquina de lavar , então entenda como agir para evitar surpresas desagradáveis.
- Arejar : ao tirar os sapatos , é aconselhável arejá-los um pouco na varanda para regenerar o ar do interior .
Avisos
Lembro mais uma vez que é muito importante ler os rótulos de lavagem. Teste também o removedor de mofo primeiro em um canto escondido dos sapatos para ter certeza de que não cria manchas.