Veja como germinar e cultivar pistache em um vaso com muita facilidade

O pistache é uma árvore ou arbusto que os produtores apreciam pela sua bela folhagem, mas também pelo sabor dos seus frutos. Esta árvore pertence à família Anacardiaceae e mede entre 600   e 1.500 centímetros de altura. Quando a ideia de cultivar pistache em vasos começa a germinar na mente, alguns ficam com medo de dar o passo. Vamos descobrir como germinar e cultivar pistache em vasos. 

Existem muitas frutas que você pode cultivar em casa. Os pistaches estão entre as árvores frutíferas que podem ser cultivadas pelo seu aspecto estético ou pelas suas deliciosas nozes. Muito apreciadas como lanche, as sementes de pistache são ricas em proteínas, vitaminas, cobre, magnésio, cálcio, ferro e fósforo. Se você adora jardinagem e quer cultivar pistache em vasos, estes são os passos a seguir.

cultivo de pistache

Como plantar uma semente de pistache em um vaso?

Existem diversas variedades de pistache que podemos escolher de acordo com o nosso gosto. A pistacia   vera  é a espécie frutífera mais comum e oferece sementes repletas de benefícios à saúde. Outras espécies como   a Pistacia lentiscus   ou   a Pistacia chinensis   são especialmente apreciadas pelo seu aspecto decorativo.

Leia também: Chega de contas de gás altas – aqui está o truque para reduzir sua conta de energia enquanto aquece a casa perfeitamente no inverno

pistache

Você pode cultivar perfeitamente uma árvore de pistache em um apartamento. Para isso, comece germinando as sementes de pistache. Em seguida, siga as etapas abaixo:

Estágio 1 

Mergulhe os pistaches não torrados em água em temperatura ambiente por cerca de 48 horas.

2º passo

Coloque as sementes sobre uma pequena toalha ou pano úmido e guarde na geladeira por 6 semanas.

etapa 3 

Ao final das 6 semanas, retire as sementes da geladeira e deixe-as descansar por 4 dias em temperatura ambiente em local pouco iluminado.

Estágio 4 

Depois de alguns dias, semeie as sementes em um vaso com 15 centímetros de profundidade.

Etapa 5 

Utilize um substrato bem drenado e enterre as sementes até uma profundidade de 5 centímetros, depois coloque o vaso em local ensolarado.

É aconselhável semear no final da primavera, para que um rebento jovem possa ser arrancado do solo e replantado.

Leia também: Como tirar manchas de urina do colchão? O truque para eliminá-los facilmente com produtos naturais

Os gestos corretos para cultivar uma árvore de pistache

Ricas em nutrientes benéficos à saúde, as nozes são uma excelente fonte de energia para o corpo. Se você tem uma horta e adora pistache, aproveite para plantar sementes de pistache, cultivar esse arbusto e ter uma boa colheita. Aqui estão informações úteis que permitirão colher uma quantidade significativa de pistache em casa.

  1. Para crescer de maneira ideal, a árvore de pistache precisa de luz. Portanto, a semeadura deve ser feita em um meio de cultivo ensolarado para que o arbusto floresça.
  2. O pistache é uma árvore que prefere solo seco. Portanto, o solo deve ser drenado regularmente para retirar o excesso de água.
  3. A rega também deve ser regular, principalmente durante o crescimento das mudas. E com razão, a água favorece a produção de pistache no início da safra.
  4. Embora algumas espécies sejam resistentes ao frio, o pistache é um dos arbustos que teme as geadas do inverno.
  5. As flores geralmente começam a aparecer no início da primavera. Mas o florescimento do pistache permanece insignificante.
  6. A árvore de pistache provavelmente não é a árvore de crescimento mais rápido. Para os mais impacientes, saibam que esse arbusto demora para crescer.
  7. Durante os meses de janeiro e fevereiro, o pistache deve ser levemente podado para preservar a ramificação e retirar a madeira morta.
  8. O pistache pode ser vítima de invasão de pulgões, aranhas ou outras pragas.
  9. A árvore do pistache é propagada por estacas ou enxertia, ou mesmo por sementes.

Leia também: Qual é o truque que permite limitar o consumo da sua máquina de lavar?