Veja como obter tangerinas infinitas a partir de uma única fruta.

A tangerina é uma fruta cítrica apreciada pela sua fragrância e sabor doce e salgado. Esta fruta é muito benéfica para a saúde, principalmente graças ao seu teor de antioxidantes e vitamina C. Para aproveitar os benefícios desta fruta cítrica e saborear as tangerinas orgânicas, você pode cultivar uma tangerineira em casa. Cultivar esta árvore frutífera é fácil e adequado até para quem não tem bom polegar verde! Descubra como plantar tangerinas em casa para tê-las à vontade e sem vestígios de agrotóxicos.

Não confunda tangerina com clementina. Este último é um híbrido de tangerina. Ou seja, resulta da fecundação de uma flor de tangerina pelo pólen de uma laranja doce. Também há uma diferença de sabor. As tangerinas são mais doces que as clementinas e contêm mais sementes. Esta fruta também é a menos ácida em comparação com outras frutas cítricas.

Como plantar tangerinas em vaso?

Para plantar tangerinas em casa siga estes 3 passos.

  • Passo 1: Prepare-se para a germinação das sementes de tangerina

Primeiro, selecione     as sementes de uma tangerina orgânica     e lave-as. Em seguida, coloque as sementes sobre um algodão úmido para germinar e coloque o algodão em um copo.

  • Passo 2: Prepare o vaso para plantar sementes de tangerina.

Escolha um vaso com furos de drenagem e coloque pedras no fundo. Adicione uma camada de areia     por cima para garantir melhor fluxo de ar.  Para envasar o solo, use uma mistura de turfa, perlita e fertilizante. Você também pode enriquecer o solo com húmus. Em seguida, regue o solo sem encharcá-lo.

  • Etapa 3: plante sementes de tangerina

Quando as sementes começarem a brotar, plante-as delicadamente no solo e cubra-as com um pouco de terra para vasos. Em seguida, cubra a superfície do vaso com um filme plástico transparente     para manter o calor e a umidade,     e acelerar a germinação das sementes, resultando em brotos jovens. Mantenha a panela em um ambiente aquecido e iluminado,     mas evite a luz solar direta.  Regue assim que o solo secar, mas não regue em excesso. Quando aparecerem os primeiros brotos, retire a película transparente e coloque seu vaso em temperatura de cerca de 20°C, em sombra parcial.

Como manter a tangerina e conseguir boas tangerinas?

A tangerina é fácil de manter. Regue sua árvore frutífera regularmente, certificando-se de que o solo permaneça úmido entre as regas. A tangerina necessita de um abastecimento regular de água, como todas as frutas cítricas. Além disso, se você notar que as folhas estão apontando para o chão, significa que sua árvore ficou sem água. Fertilize sua árvore durante todo o período de crescimento vegetativo, ou seja, de março a setembro. Para isso, escolha um fertilizante de decomposição lenta e adicione-o a um substrato úmido, para que os minerais não queimem as raízes da sua árvore.

tangerina em panela

Tangerina em pote – Fonte: spm

Quando as plantas jovens atingirem 10 a 15 cm de altura e seu sistema radicular estiver bem desenvolvido, transplante-as para um vaso maior. Também é necessário transplantar a cada 2 ou 3 anos. Coloque pedrinhas de argila no fundo do vaso novo     para garantir uma boa drenagem     e use um substrato de areia, composto e terra de jardim.

Portanto, poda sua árvore assim que as flores aparecerem. Para isso, corte galhos e galhos finos     para evitar superlotação do arbusto.  Portanto, os frutos da sua tangerina terão mais acesso à luz.

Você também protege sua árvore frutífera de doenças e pragas que a atormentam. Um exemplo são as cochonilhas, que sugam a seiva das árvores e produzem um suco pegajoso chamado melada. Este último atrai formigas e fungos responsáveis ​​pela fuligem, que é uma doença criptogâmica. Outras pragas podem atacar sua árvore, como pulgões ou moscas brancas.

Além disso, se quiser transplantar seu arbusto para o solo, espere até que ele tenha pelo menos 30 cm de altura. Assim você terá a certeza de que sua tangerina é resistente o suficiente para crescer ao ar livre, principalmente porque     essa árvore frutífera teme o frio.  Na verdade, se você tem tangerineiras em vasos cultivadas ao ar livre, é recomendável colocá-las em uma parte abrigada do jardim. No inverno, você pode colocar o véu de inverno sob a borda do vaso.

Graças a apenas algumas sementes, você pode cultivar tangerinas em casa, perfumar sua casa e colher tangerinas orgânicas ilimitadas!