Preocupadas com a beleza do seu jardim e do ambiente da sua casa, muitas pessoas ficam incomodadas com as ervas daninhas que crescem à volta das suas plantas cuidadosamente cuidadas ou nos pequenos espaços vazios que separam as lajes da sua entrada. Para se livrar dele, muitas pessoas recorrem a herbicidas. No entanto, cheios de produtos químicos, são prejudiciais à saúde e também às plantas saudáveis do seu jardim. Descubra este truque natural que o ajudará a eliminá-los de forma saudável e eficaz.
Com a chegada do bom tempo depois do inverno, as ervas daninhas invadem jardins, pátios e pequenas vielas em frente e ao redor das casas. Quando não são tratados a tempo, podem invadir cada vez mais espaço e danificar as plantas e o gramado.
Para eliminá-los, algumas pessoas não hesitam em arrancá-los com enxada ou sacha, mas esta operação pode ser cansativa, principalmente se a superfície em questão for bastante extensa. Já os herbicidas convencionais são certamente mais eficazes, mas seu alto teor químico é muito prejudicial à saúde humana e animal de estimação, bem como ao meio ambiente. Além disso, o glifosato, um dos herbicidas mais utilizados, foi classificado pela IARC como provável agente cancerígeno.
Leia também: Como fazer um herbicida natural com bicarbonato e vinagre?
Portanto, é aconselhável optar por alternativas mais ecológicas. Para ajudá-lo a se livrar das ervas daninhas de forma saudável e segura, aqui está um truque natural eficaz e muito fácil de preparar.
Um herbicida caseiro contra ervas daninhas:
Para preparar 5L do seu herbicida natural, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 2L de água,
- 1 kg de sal iodado,
- 3L de vinagre branco.
Então basta diluir bem o sal nos 5 litros de água, depois adicionar o vinagre branco antes de mexer novamente . Quando o herbicida estiver pronto, coloque-o em uma garrafa e despeje sobre as ervas daninhas para secá-las e matá-las.
Mise en garde : Se você usar este truque para seu jardim, é recomendado aplicá-lo em tempo quente e ensolarado, mas a solução pode fazer com que seu herbicida seja usado, pois há risco de você ter microorganismos naturais presentes no sol e qui nutrir suas plantas. A fertilidade do seu sol também é arriscada.
Outros truques para eliminar as ervas ruins:
Fora do estudo anterior, as alternativas existentes para herbicidas químicos naturais, não voici quelques-unes:
O bicarbonato de soude:
Tendo o mesmo efeito do sal, o bicarbonato de sódio torna-se tóxico para as plantas (fitotóxico) se utilizado em concentração superior a 1%. Portanto, para eliminar ervas daninhas e musgo que aderem à superfície dos ladrilhos ou ladrilhos do seu terraço ou pátio, prepare uma mistura à base de 30 g de bicarbonato de sódio para 1 litro de água quente e use-a para se livrar dessa vegetação indesejada.
Leia também : Herbicida poderoso: 11 dicas para eliminar ervas daninhas
Cuidado: Evite usar esta mistura em grandes áreas do gramado ou muito perto de plantas e flores, pois muito bicarbonato de sódio pode queimá-las.
Água para cozinhar batata:
Cozinhar água de batatas, mas também de arroz ou macarrão, é muito eficaz no controle de ervas daninhas. Basta pegá-lo ainda fervendo e despejá-lo nas superfícies afetadas . A alta temperatura, assim como o alto teor de amido, ressecam as folhas dessas ervas, tornando-as mais fáceis de arrancar e, portanto, eliminar. Porém, tome cuidado para não regar plantas saudáveis, sob o risco de danificá-las também.
Leia também: 5 receitas de herbicidas para fazer com vinagre branco