Dentes-de-leão na grama ou musgo entre os azulejos do pátio, essas ervas daninhas são consideradas indesejáveis e muitas vezes crescem onde não as queremos. Para se livrar dele, existem diversas soluções naturais para esse fim. Os herbicidas químicos podem ser eficazes, mas ainda são prejudiciais ao meio ambiente. Para arrancar ervas daninhas entre lajes e calçadas, aqui está um truque infalível que fará as delícias dos jardineiros.
É agradável tomar sol num jardim cheio de lindas plantas exuberantes ou num terraço bem equipado e decorado que dá vontade de tomar sol. Os amantes da jardinagem já perceberam: para desfrutar destes momentos requintados é preciso cuidar e manter o jardim. Para isso, é importante, além de ter o polegar verde, erradicar as ervas daninhas que invadem o espaço verde e lhe conferem um aspecto acinzentado, para permitir que as plantas cresçam bem e floresçam.
Com o que você tem em seus armários, você pode criar um herbicida natural livre dos produtos químicos encontrados nos herbicidas químicos , que são prejudiciais à saúde e às plantas saudáveis do jardim. Portanto, alternativas mais ecológicas podem realizar a mesma tarefa de remoção de ervas daninhas, mas de uma forma mais saudável e menos dispendiosa para cuidar da sua vegetação.
Leia também: Como fazer um herbicida natural com bicarbonato e vinagre?
Uma preparação caseira para erradicar ervas daninhas
Trata-se de usar ingredientes simples, naturais e acessíveis para manter as ervas daninhas afastadas. Para fazer seu próprio sabonete herbicida caseiro, você precisará de:
- 3 litros de vinagre branco
- 1 colher de sopa de detergente líquido
- 1 xícara de sal
Misture os ingredientes em um borrifador e borrife este produto a cada três dias nas ervas daninhas, de preferência nas horas mais ensolaradas do dia, para queimá-las. Com esse tratamento natural, você também ganhará em repelir mosquitos, moscas e outros insetos que serão incomodados pelo cheiro forte do vinagre.
Você também deve saber que este produto caseiro não será radical contra ervas daninhas perenes como o charlatão na primeira vez. Seu efeito será perceptível com o passar dos dias e reduzirá consideravelmente o crescimento dessas plantas. Sem agredir o meio ambiente, você vai se livrando deles aos poucos e não os verá mais invadindo seu espaço verde ou danificando suas outras plantas e seu gramado.
Você pode substituir a máquina de lavar louça por 2 litros de água e adicionar 3 litros de vinagre branco e um quilo de sal. Proceda da mesma forma que o método anterior, sempre em dias quentes e ensolarados.
Outras dicas para remover ervas daninhas naturalmente de seu jardim e pátio
Sal grosso
Usado sozinho, o sal grosso pode ser de grande ajuda no combate às ervas daninhas, aquelas ervas daninhas que se instalam entre as lajes do seu terraço. Portanto, basta borrifar nas plantas indesejadas para se livrar delas. O sal fino também pode ser útil para realizar a tarefa de remoção de ervas daninhas orgânica, eficiente e econômica e fazer a delícia de um jardineiro iniciante. Depois de alguns dias, essas plantas indesejáveis serão exterminadas por dessecação. Na verdade, quando o sal penetra no solo, ele o esteriliza e impede que as plantas voltem a crescer . Por isso, é importante utilizá-lo apenas nas lajes e não nos espaços verdes do jardim.
O vinagre
Usado sozinho ou em combinação com outros ingredientes, o vinagre é um herbicida natural perfeito que contém ácido acético. Recomenda-se utilizá-lo apenas em lajes e calçadas, pois este produto natural e ecológico não diferencia ervas daninhas de outras plantas. Despeje em um borrifador e você poderá borrifar em plantas indesejadas, de preferência quando os raios do sol estiverem beijando seu jardim. No entanto, evite dias chuvosos, pois a chuva pode lavar o vinagre antes que ele exerça seu efeito incrível.
Vodka
A vodka também é uma excelente alternativa para matar plantas voluntárias. Para isso, misture um pouco de vodka com uma colher de sopa de detergente líquido e borrife este preparado nas áreas a serem tratadas durante os dias de sol. Você dirá adeus às plantas ruins que cobrem suas lajes e caminhos de jardim.
farinha de milho
Esta farinha é considerada um anticoncepcional contra ervas daninhas e impede a germinação das sementes. Pulverize em lajes cobertas de ervas daninhas; Ao mesmo tempo, impedirá que essas plantas ruins voltem a crescer nesses locais.
Bicarbonato de sódio
Assim como o amido de milho, o bicarbonato de sódio ajuda a controlar as ervas daninhas. Este pó branco biodegradável dissolve-se nas fissuras enquanto exerce o seu efeito no solo. Depois de alguns dias, essas plantas indesejadas serão apenas uma lembrança ruim.
água fervente
Método econômico e ecológico, a água fervente é considerada particularmente eficaz para dizer adeus às ervas daninhas. Uma hora depois de despejá-lo nas áreas a serem tratadas, estas perdem a vitalidade e ressecam. Depois, no dia seguinte, é mais fácil extraí-los apenas com uma vassoura.
Além disso, a água utilizada para cozinhar os vegetais também permite a realização desta tarefa particularmente árdua. Simplesmente colete a água filtrada da planta e despeje sobre as ervas daninhas. A água do macarrão cozido, assim como a dos vegetais, também atua como herbicida natural. Ao derramar esta água sobre o cascalho ou as lajes do terraço, você se despedirá de todas as plantas nocivas. Por fim, outro método é utilizar a água do cozimento da batata , que atua da mesma forma e combate as ervas daninhas.
a tocha de capina
Considerado prático e eficaz, este método constitui capina térmica que permite aquecer a água contida nas células vegetais para queimá-las e carbonizá-las. Essa técnica também elimina musgos, insetos e fungos. No entanto, evite usar esta capinadora térmica em hera venenosa ou outras plantas venenosas, sob o risco de inalar os óleos tóxicos que podem ser liberados.
O jornal
Por mais incomum que seja, o método do diário parece ser diabolicamente eficaz. Comece umedecendo o solo e depois coloque uma camada grossa de jornal por cima, molhando também bem antes de cobrir com cobertura morta. Além de ser uma ótima forma de reciclar, esse truque ajuda a sufocar as ervas daninhas e evitar que voltem a crescer. A cobertura morta também pode proteger suas plantações de ervas daninhas. O plástico também é outra forma de proteger o seu jardim da sua proliferação.
adubo
As áreas infestadas de ervas daninhas podem ser cobertas com cobertura morta para evitar que as ervas daninhas entrem em contato com o solo. Outra função da cobertura morta é evitar que as sementes subterrâneas recebam luz solar e germinem.
Leia também: Herbicida poderoso: 11 dicas para eliminar ervas daninhas