Você conhece o cacto de Natal? Uma planta mágica que você deveria ter em casa, o que ela faz vai te surpreender

O Cacto de Natal é uma planta suculenta com flores tubulares vermelhas , mas também com variações lilás ou rosa, que podem atingir dimensões incríveis. Seus caules carnudos são caracterizados por segmentos achatados nos quais se desenvolvem folhas verdadeiramente particulares. À medida que seus ramos se desenvolvem, eles adquirem formato pendente, ideal para prateleiras ou vasos suspensos.

TAMBÉM PODE TE INTERESSAR -> Sustentabilidade na cozinha: ideias de presentes para o Natal

Esse tipo de planta, porém, é muito sensível à luz direta , pois o sol pode queimar suas folhas. Deve atingir o equilíbrio perfeito entre luz direta e indireta, por isso avaliar o posicionamento é muito importante. Desta forma a planta absorverá a luz semifiltrada; o ideal é ficar voltado para o leste, mas o sul também está bem.

Se o tratamento é bastante simples para o cultivo, o mesmo não acontece para a floração. Porém, com alguns pequenos detalhes podemos facilitar as coisas. A escuridão é essencial para o florescimento das plantas. Garantindo aproximadamente quatorze horas de escuridão a partir de setembro, coberto com um pano, mas para quem puder é preferível transferi-lo para um quarto escuro. Assim que a flor começar a desabrochar você também pode interromper essa rotina.

A temperatura deve ser sempre amena, o cacto em flor deve estar em um ambiente entre 15 e 18°C ​​para que possa se desenvolver da melhor forma. Seus cálices podem atingir seis cm de comprimento. Outro aspecto que não deve ser subestimado é a poda, que é muito útil para estimular o seu florescimento. É um processo muito simples em que basta retirar as folhas velhas. A fertilização e a rega seguem as mesmas linhas de uma planta suculenta normal, porém para maior qualidade recomendamos um fertilizante líquido universal.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM -> Natal Sustentável, você pode: as ideias mais verdes e modernas

Por último, no que diz respeito a doenças e bactérias, estes cactos não são muito propensos a insectos, na verdade raramente acontece que sejam afectados por uma infestação. O parasita mais comum é a cochonilha , geralmente se instalando nas folhas ou caules.