Você deve guardar os ovos na geladeira ou fora da geladeira? A resposta do especialista! Os ovos são um dos alimentos mais consumidos na mesa e, como qualquer outro alimento, têm seus pontos fortes e fracos. Uma das melhores propriedades dos ovos é fornecer grandes quantidades de proteínas, que contêm aminoácidos essenciais para o corpo . Eles também contêm vitamina B2 , vitaminas B1 e D. Eles também contêm selênio . No entanto, a questão que muitas vezes surge é se os ovos devem ou não ser armazenados na geladeira . Para responder a esta questão, é preciso dizer que em muitas partes do mundo os ovos são frequentemente consumidos crus. Na Itália, porém, é um hábito raro, justamente pelo risco de infecção bacteriana . Então o que deveríamos fazer? Existe uma resposta universal para esta pergunta? Sim, e um verdadeiro especialista responde a esta pergunta.
Você deve guardar os ovos na geladeira ou fora da geladeira? A resposta do especialista!
50% das pessoas costumam deixar os ovos fora da geladeira conforme indicado na embalagem . Porém, no exterior, principalmente nos Estados Unidos , os ovos são armazenados exclusivamente na geladeira . Neste ponto é necessário explicar as razões desta diferença . Existe uma regulamentação na União Europeia que afirma que os ovos não podem ser refrigerados e depois armazenados à temperatura ambiente . Um procedimento semelhante, de fato, poderia levar à formação de condensação em sua casca, onde as bactérias poderiam se multiplicar . É portanto claro que deve ser mantida uma temperatura constante e, portanto, não são refrigerados antes da venda. A cadeia de abastecimento tenta então manter uma temperatura constante nos ovos até que cheguem às prateleiras . Posteriormente, o prazo de validade é fixado por lei em 28 dias a contar da data do depoimento . No entanto, os ovos armazenados devem ser retirados das prateleiras após o 22º dia . Devemos, portanto, lembrar que bactérias como a salmonela podem se multiplicar em ovos refrigerados .
Como tratar os ovos: a palavra do especialista.
Entende-se que os ovos não são considerados refrigerados se forem mantidos em temperatura inferior a 5 graus por até 24 horas durante o transporte . No entanto, os ovos disponíveis comercialmente que permanecem abaixo de 5 graus durante 72 horas não são considerados refrigerados. Portanto, é preferível guardá-los na geladeira após a compra. Desta forma você pode armazená-los por mais tempo . Dessa forma , quando a salmonela está dentro e fora da casca, ela não tem chance de se multiplicar . Neste ponto vale ressaltar que a salmonela pode entrar no ovo quando a galinha põe ou forma o ovo . Precisamente por esta razão, a lei proíbe os produtores europeus de lavar os ovos, precisamente porque a lavagem dos ovos poderia danificar a casca e, portanto, destruir a sua barreira eficaz contra a contaminação bacteriana . Esse procedimento, na verdade, poderia destruir a cutícula protetora e criar microfraturas na casca . Isso causaria o acúmulo de umidade e as bactérias poderiam se multiplicar facilmente. Você ainda pode lavar os ovos em casa, mas é melhor reutilizá-los imediatamente . Porém, tudo muda nos Estados Unidos, onde muitas vezes são consumidos crus e semi-crus . Além disso, as explorações agrícolas nos Estados Unidos têm piores condições sanitárias do que as da Europa. Além disso, nossas galinhas são vacinadas . Por esse motivo, nos Estados Unidos, os ovos são lavados imediatamente após a postura com um desinfetante que tenta eliminar a salmonela e as bactérias da casca . Porém, esse procedimento também envolve a retirada da cutícula externa, que protege o ovo e, portanto, o torna vulnerável ao ataque bacteriano . Neste caso o ovo deverá ser refrigerado tanto durante o transporte como quando for apresentado à venda . Deixamos também para vocês o vídeo em que um verdadeiro especialista explica tudo detalhadamente.