Imediatamente após as compras, vem a etapa mais emocionante, mas também mais trabalhosa: colocar os produtos na geladeira. Não se trata de negligenciar este ritual de conservação ou fazê-lo às pressas. Sua saúde está em jogo! De forma inteligente e consciente, é portanto fundamental dedicar algum tempo para colocar tudo no seu devido lugar. Para entusiastas de armazenamento e pessoas mais organizadas, é um verdadeiro deleite. Para os menos pacientes e mais desordenados, pode rapidamente transformar-se numa provação. Para estes últimos, às vezes é até uma verdadeira dor de cabeça. Veja, por exemplo, onde você costuma colocar maionese e requeijão? Na porta da geladeira? Ops, mau hábito. Vamos explicar o porquê.
Quando falamos em porta da geladeira , pensamos diretamente na variação de temperatura que o eletrodoméstico sofre ao abri-lo e fechá-lo ao longo do dia. Essa ação recorrente permite que o ar frio escape para dentro e se transforme em ar quente, o que danifica alguns alimentos armazenados nesta porta.
Por que não é aconselhável guardar maionese ou queijo na porta da geladeira?
geladeira aberta
Na verdade, não é só leite fermentado e maionese que não deveriam estar na porta da geladeira. Todos os demais produtos perecíveis e alimentos à base de leite ou ovo devem ser armazenados em local apropriado na geladeira. Os aparelhos modernos geralmente têm uma gaveta de delicatessen e laticínios. É aqui que você deve armazenar ingredientes como maionese, queijo cottage (como queijo cottage), cream cheese, etc.
Observe que todos esses alimentos estragam facilmente e tornam-se prejudiciais à saúde. Quem já teve o desprazer de abrir um pote de leite azedo ou de maionese mofada sabe do que estamos falando. Bactérias e mofo podem crescer ali, causando graves infecções de origem alimentar nos consumidores. Mas, aliás, por que é tão desaconselhável usar a porta da geladeira para guardar esses alimentos?
Por que evitar a porta da geladeira para guardar laticínios?
Simplesmente porque a porta da geladeira é o local mais afetado pelas mudanças de temperatura. Experimente duas latas de refrigerante, por exemplo. Coloque um dentro da geladeira e outro diretamente na porta. Deixe-os lá por algumas horas enquanto usa a cozinha normalmente. Ao verificar, você descobrirá que a lata que foi instalada na porta da geladeira está bem menos fresca que a outra.
Além disso, a abertura e o fechamento desta porta não são benéficos para os alimentos, pois estão constantemente em contato com o ambiente externo carregado de microorganismos nocivos. A partir de agora, pense bem antes de armazenar seus laticínios e perecíveis.
Outros alimentos que não devem ser guardados na porta da geladeira
porta da geladeira de produtos armazenados
Tal como os lacticínios em geral, as frutas e os vegetais também estão entre os produtos mais delicados de conservar. Certifique-se de guardá-los preferencialmente na gaveta correspondente e não nas prateleiras das portas. Cuidado, colocar uma caixa de leite aberta na porta da geladeira também não é uma boa ideia, principalmente se ela tiver tendência a balançar. É um produto muito sensível que se contamina com muita facilidade. Você pode usar essas prateleiras para colocar bebidas que deseja conservar por mais tempo, molhos como mostarda e geléias.