A farinha refinada pode fazer muito mal à saúde. Presente em quase todo o lado (produtos de panificação, salgadinhos processados, bases de pizza ou mesmo em alguns molhos), muitas vezes tendemos a subestimar as consequências perigosas que pode ter no nosso corpo.
A farinha branca é submetida a um processo em que grande parte dos aspectos nutricionais do trigo são eliminados. Vitaminas e minerais também são perdidos durante esse processo, pois são usados produtos químicos de branqueamento para que a farinha fique com aquela cor brilhante.
Este tipo de farinha pode causar problemas digestivos (estômago e inchaço intestinal) e prisão de ventre. além disso, é assimilado muito mais rapidamente pelo organismo, que o converte em gordura. Alergias, inflamação, artrite, problemas cardíacos e diabetes são outras condições associadas a este produto.
Felizmente, existem produtos naturais que nos permitem substituir a farinha branca e prevenir todos os problemas de saúde.
Farinha de coco
Embora não seja uma farinha, por não ser produzida a partir de trigo ou frutas secas, pode ser utilizada em substituição à farinha branca. Rico em fibras e proteínas, também contém gorduras saudáveis que promovem a saúde do cérebro. Contém poucos açúcares e calorias e possui carboidratos digeríveis.
Farinha de trigo sarraceno
O trigo sarraceno é uma semente que vem da planta de mesmo nome. Rico em vitamina K, ajuda a melhorar a saúde do sangue. Também mantém os níveis de glicose no sangue baixos, ajudando-nos a prevenir o diabetes.
Farinha de amêndoa
Tem consistência semelhante à do açúcar granulado e é obtida pela moagem de amêndoas cruas. Tem inúmeros benefícios: reduz o colesterol e o risco de sofrer doenças cardíacas e derrames. É uma ótima fonte de magnésio, rico em fibras e gorduras poliinsaturadas.