Muitas pessoas sofrem frequentemente de dores e inflamações musculares, o que pode dificultar ou impedir a realização de atividades diárias normais. A solução utilizada é, via de regra, o uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios.
Porém, os medicamentos comerciais podem gerar algum tipo de adaptação corporal ou outros efeitos colaterais se usados com frequência.
Uma excelente alternativa é utilizar antiinflamatórios naturais , que permitem aliviar a dor sem recorrer a substâncias sintéticas.
Salgueiro
Ingredientes: folhas de salgueiro . A infusão desta planta tem grande poder analgésico, pois contém salicina (semelhante ao ácido acetilsalicílico da aspirina), útil no tratamento de dores articulares e reumáticas.
Ruivo
Ingredientes: raiz de gengibre . Uma ou duas colheres de chá de gengibre fresco em infusão quente podem ajudar a acalmar a dor rapidamente. Adicione pimenta preta ou mel para adoçar.
garra do diabo
Ingredientes: tubérculos ou raízes desta planta (Harpagophytum procumbens) . Têm grandes efeitos antiinflamatórios, analgésicos e espasmolíticos (relaxam a musculatura lisa que dói com as cólicas). Normalmente, a infusão desta planta é aplicada diretamente na área afetada pela dor.
Camomila
Ingredientes: folhas e flores secas de camomila . Excelente analgésico, adequado para qualquer tipo de dor e particularmente eficaz nas dores de cabeça. É possível aplicar uma infusão de camomila diretamente na pele (tem efeito anti-séptico).
Alecrim
Ingredientes: folhas de alecrim . Utilizada desde os primórdios dos tempos devido aos seus efeitos antiinflamatórios, a infusão de alecrim pode ser aplicada diretamente nas áreas afetadas pela dor. É um excelente anti-reumático.