A orquídea é uma das plantas de interior mais espetaculares. São sobretudo as flores com as suas pétalas aveludadas e cores deslumbrantes que criam esta magia botânica nas salas, cozinhas ou casas de banho dos nossos apartamentos. No entanto, este último em particular pode ser difícil de reaparecer após a floração e a tradicional fase de repouso vegetativo da planta. Na verdade, a orquídea, como qualquer outro tipo de planta, segue um ciclo que deve ser composto por: flores, repouso vegetativo, flores.
O período de repouso vegetativo costuma durar 2 a 3 meses e deve ser seguido de novas flores. Se chegarem tarde demais e deixarem a orquídea sozinha com as folhas verdes, recomenda-se cautela. Na verdade, talvez precisemos mudar algo nos cuidados dele e vamos descobrir o que fazer no artigo de hoje.
3 dicas para fazer com que orquídeas que só têm folhas voltem a florescer sem adubo.
Para fazer com que a orquídea que deixou nosso polegar verde orgulhoso volte a florescer rapidamente, geralmente optamos pelo fertilizante. Além de produtos embalados e químicos, também existem alternativas naturais e DIY sensatas. Por exemplo, como fertilizante poderíamos usar cascas de banana, que são úteis porque são ricas em potássio. Poderia então ser adicionado pó de café, que é importante para o fornecimento de nitrogênio.
Porém, a fertilização não seria a única forma de nossas mudas voltarem a desenvolver flores. Na verdade, existem outras três dicas para fazer a orquídea voltar a florescer rapidamente no outono e também no inverno.
Dica número 1
Para promover a floração, primeiro pode fazer sentido mudar o solo. Desta forma, drena perfeitamente e permite um ótimo desenvolvimento e fortalecimento das raízes. O ideal seria utilizar uma mistura especial de casca e turfa, que seja muito flexível e respirável.
Dica número 2
Mesmo que tenhamos uma orquídea só com folhas e sem flores há muito tempo, seria aconselhável mudar sua localização. Quando as temperaturas caem, o que é típico do outono, devemos levar a orquídea para um local aquecido e protegido ao máximo das correntes de ar. Não devemos esquecer também a luminosidade, que deve ser abundante mas nunca direta.
Dica número 3
Por fim, a última das três dicas para fazer a orquídea que só tem folhas voltar a florescer é garantir a ela a umidade certa. Na verdade, estas plantas são de origem tropical e para que possam prosperar nunca devem faltar humidade. Nesse sentido, poderíamos colocar no pires bolinhas de argila expandida, previamente umedecidas com água.