5 coisas que você nunca deve limpar com bicarbonato de sódio

Considerado um produto de limpeza eficaz, o bicarbonato de sódio é o aliado da casa. São inúmeros os benefícios deste produto de limpeza essencial para desengordurar, lavar e desinfetar. No entanto, não é adequado para determinadas superfícies da casa. Damos-lhe boas razões para não usá-lo em alguns casos.
Embora o bicarbonato de sódio faça maravilhas em casa, limpando a cozinha e também o banheiro, algumas superfícies não suportam seu poder abrasivo e podem deteriorar-se ou danificar-se com o tempo. Então, o que você nunca deve limpar com esse pó branco?

As superfícies nunca devem ser limpas com bicarbonato de sódio
Assim como os produtos de limpeza, como vinagre branco e cristais de refrigerante, que são produtos domésticos naturais, o bicarbonato de sódio é conhecido por ser eficaz na remoção de manchas difíceis, no branqueamento, no brilho das superfícies, na desodorização da geladeira, no desengorduramento e no combate a maus odores ou na remoção de ervas daninhas. Porém, não é recomendado utilizá-lo para limpar um bom número de superfícies.

– Não use bicarbonato de sódio para limpar mármore
Superfícies marmorizadas não gostam de produtos ácidos como vinagre, limão ou água sanitária, e ainda menos abrasivos como bicarbonato. Com este produto, este material pode tornar-se poroso e suscetível à deterioração ao longo do tempo . Se este tiver entrado em contato com bicarbonato de sódio, enxágue rapidamente para evitar arranhões ou uma película branca. Prefira produtos suaves e naturais para limpar esta superfície e obter um resultado convincente.

– Não limpe superfícies de vidro com bicarbonato de sódio
Embora este pó branco seja eficaz na remoção de pequenos arranhões no vidro, não é recomendado usá-lo regularmente. Em questão, o seu poder abrasivo pode, paradoxalmente, riscar o vidro. Para ter janelas perfeitas e imaculadas, opte por vinagre branco ou até mesmo água e jornal para polir as janelas.

– Não limpe objetos dourados com bicarbonato de sódio
Quer sejam prateados ou dourados, alguns objetos não devem absolutamente ser limpos com bicarbonato de sódio. E por um bom motivo, seu material pode ficar arranhado ou enfraquecido. A melhor alternativa é água com sabão para limpar seus itens de ouro ou joias e tirar a sujeira deles. Mergulhe-os em uma bacia cheia de água morna e sabonete líquido. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água limpa. Seque-os com um pano macio e limpo e verá que no final brilharão com mil luzes.

jóias de ouro limpas
– Evite limpar superfícies de madeira com bicarbonato de sódio
Assim como o mármore, a madeira, crua ou pintada, também pode ser danificada pelo bicarbonato de sódio. A camada selante usada para proteger itens de madeira pode ser corroída por produtos abrasivos como o bicarbonato de sódio. Em vez do pó branco, opte por produtos específicos para manter intacta a camada protetora da madeira. Alternativamente, alguns óleos essenciais podem restaurar essas superfícies com um pano limpo e dar-lhes um brilho ceroso.

– Proibir o bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de cozinha de alumínio
Na cozinha, o bicarbonato de sódio é popular, mas em alguns materiais como o alumínio deve ser evitado. Os utensílios de alumínio podem perder a cor natural. Água com sabão com sabão de Marselha ou detergente para louça seria preferível para dar brilho a estes preciosos utensílios de cozinha.

Agora você está avisado sobre o uso excessivo de bicarbonato de sódio para limpar certas superfícies. Embora seja um ótimo produto doméstico, seu uso pode ser limitado.