ciclo de vida de uma orquídea pode ser tão longo quanto você quiser.
A floração da orquídea costuma ser bastante complexa, acredita-se que no final a planta deva murchar e ser descartada, mas nem sempre precisa ser assim. Pois bem, esta flor é tão poderosa que pode voltar a florescer desde que receba os cuidados de que necessita.
O ciclo de vida de uma orquídea pode ser tão longo quanto você quiser e você poderá vê-la muitas vezes com suas lindas flores, pois costumam ser muito resistentes mesmo que não pareça. Sua manutenção costuma ser bem específica, mas se você seguir à risca verá como sua orquídea voltará a se encher de flores para a primavera.
Flor branca em vaso branco na mesa de madeira no café.
O que fazer para que sua orquídea floresça novamente
Para todo o procedimento que apresentaremos a seguir, você deve certificar-se de que seja na primavera, pois o período de descanso invernal já passou, já que no inverno os ramos florais costumam não aparecer. Mas este não é o único passo que você deve respeitar à risca, há outra série de indicações que o ajudarão a ver sua orquídea florescer novamente .
Um lugar muito claro
A maioria das orquídeas adora ambientes claros, mas tome cuidado, não sol direto. Portanto, certifique-se de colocá-lo em um local com muita luz ambiente; quanto mais você tiver, maior será a probabilidade de florescer. É aconselhável colocar a sua orquídea perto de uma janela, enquanto nos climas atlânticos, com muito sol filtrado pelas nuvens, coloque-a nas janelas voltadas para sul.
O aumento do horário de luz do dia também é um fator importante para o florescimento da sua orquídea , por isso é importante que a janela próxima a ela esteja descoberta ou coberta com uma sombra translúcida tanto quanto possível.
umidade adequada
As raízes da orquídea requerem muita drenagem e mínimo alagamento, portanto, por ser uma planta de floresta tropical, necessita de alta umidade ambiente, mas sem substrato úmido.
Se você mora em um clima úmido, pode regar sua orquídea alguns dias por semana; se o tempo estiver seco ou houver calor, é melhor fazer isso uma vez por semana. É preciso prestar muita atenção ao substrato da sua planta, para saber exatamente quando hidratá-la.
No final do inverno, nas últimas semanas de março, a rega pode ser aumentada até duas vezes por semana, mas isso apenas indicará o nível de umidade que o solo mantém.
Flor roxa com haste verde em vaso de pano amarelo.
o fertilizante perfeito
Para que sua orquídea floresça perfeitamente, ela precisará de um fertilizante específico e você poderá encontrá-lo em qualquer floricultura. Este remédio é um líquido que você deve adicionar à água de irrigação e só vai colocar uma vez por mês. Durante a primavera, enquanto sua orquídea está florescendo, você pode aplicar a dose até duas vezes por mês.
contraste de temperatura
Para que as orquídeas floresçam, elas precisam de um contraste ideal de temperatura nas semanas que antecedem a chegada da primavera, ou seja, durante a noite, coloque-as em um local fresco onde possam receber ar, enquanto durante o dia recebem calor e luz .
A combinação de contraste térmico, luz, fertilizante e umidade adequada ajudará a estimular o florescimento da sua orquídea e, com isso, ela voltará a crescer saudável e bonita.
Pequena flor branca com ramos verdes em vaso marrom.
Outra técnica para fazer sua orquídea florescer
Outra dica que você pode seguir para que sua orquídea floresça é cortar as raízes que estão prejudicando sua planta, é uma técnica muito simples e geralmente eficaz.
A primeira coisa que você deve fazer é retirar a planta do vaso e retirar a terra até não sobrar raízes.
No centro da sua planta você verá um espinho que deverá remover com muito cuidado. Com a ajuda de água oxigenada, água e spray, umedeça as raízes para desinfetar.
Desinfete uma tesoura e remova todas as raízes que estiverem podres, mofadas, secas ou doentes.
A seguir, coloque sua planta de volta no vaso com substrato adequado para orquídea e certifique-se de que ela receba todos os cuidados que mencionamos acima.
Por mais complexa e misteriosa que seja uma orquídea, ao dar-lhe o amor e a manutenção de que necessita, tenha a certeza de que a verá florescer mais uma vez.