A argamassa para azulejos de banheiro geralmente apresenta manchas de mofo desagradáveis. Vários remédios caseiros simples e eficazes podem tratá-los rapidamente.
Juntas de azulejos sujas e às vezes enegrecidas são parcialmente causadas por espuma de sabão ou depósitos minerais, mas também por mofo. Se estes podem manchar a argamassa e representar um risco para a saúde, não importa, estes remédios naturais podem facilmente limpá-los e restaurar o seu brilho.
Juntas de azulejos cobertas de mofo
Como limpar as juntas dos azulejos do banheiro e eliminar o mofo?
Como sua superfície é porosa, as juntas dos ladrilhos ficam sujas rapidamente e, portanto, requerem limpeza regular uma vez a cada duas semanas para mantê-las. Este gesto por si só pode ser suficiente para facilitar a sua limpeza completa, pois você lidará com menos sujeira. Se, no entanto, você tiver que lidar com uma parede particularmente coberta de manchas de mofo e outros tipos de sujeira, essas duas receitas de limpeza darão nova vida aos azulejos do seu banheiro.
Limpeza de juntas de azulejos
– Limpe as juntas dos azulejos com amônia e bicarbonato de sódio
Uma das técnicas mais eficazes para limpar rejuntes e dar brilho aos azulejos é preparar uma mistura de 7 copos de água morna, meio copo de bicarbonato de sódio e 1/3 copo de amônia. Você precisará ventilar o ambiente primeiro.
Depois que o bicarbonato de sódio estiver completamente dissolvido, coloque tudo em um borrifador para atingir mais facilmente as áreas que deseja tratar . Se preferir, você pode colocar a solução em uma tigela e molhar um pano limpo para esfregar na argamassa.
Se estiver usando o borrifador, borrife a junta até que esteja completamente molhada e deixe a mistura descansar por 5 minutos ou mais. Em seguida, pegue uma escova de cerdas duras e esfregue com pressão firme, sem forçar.
Com um pano úmido e bem torcido , esfregue as áreas problemáticas para retirar o líquido sujo e repita a operação se necessário antes de secar com pano seco.
Observe também que o poder de remoção de manchas do bicarbonato de sódio não tem nada a invejar ao do vinagre branco. Portanto, você pode optar pelo último. Se você também estiver lidando com manchas persistentes, uma ótima maneira de branquear a argamassa é usar uma mistura de bicarbonato de sódio e água oxigenada.
– Como usar bicarbonato de sódio e água oxigenada para limpar rejuntes de azulejos?
Limpeza da junta do piso com bicarbonato de sódio e uma dose de água oxigenada
Tudo o que você precisa fazer é misturar água oxigenada com bicarbonato de sódio em uma tigela para formar uma pasta. Aplicar nas juntas e deixar atuar alguns minutos antes de esfregar com pincel para branquear a superfície. Por fim, limpe com um pano de microfibra limpo e úmido para enxaguar e depois seque com uma toalha.
Como evitar a formação de mofo nas juntas dos ladrilhos?
Como mencionado acima, uma das melhores maneiras de evitar a formação de manchas de mofo é realizar a limpeza regular da argamassa uma ou duas vezes por semana. Isso tornará mais fácil usar os truques acima.
Outro reflexo é secar azulejos molhados . Embora esse gesto muitas vezes seja intuitivo, vale lembrar sua importância para evitar manchas de produto não enxaguado.
Existe também um selante dedicado para cobrir as linhas de junta dos ladrilhos com uma película protetora que evita manchas e limita o crescimento de mofo.
Ao adotar estas soluções e conselhos, as juntas dos azulejos da sua casa de banho estarão mais protegidas do que nunca. Vale lembrar também a importância de ventilar esse ambiente para evitar umidade, o que facilita a instalação de mofo.